SHARE
Foto: Divulgação

No último domingo, o Sport foi derrota pelo São Paulo no Morumbi e chegou a incrível marca de nove jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Durante esse período, o Leão da Ilha do Retiro acumulou seis derrotas e três empates. Números que fizeram o time despencar na tabela e se preocupar seriamente com a zona de rebaixamento.

Leia Mais: Atletas do Sport exaltam atuação de Sidão no Morumbi
Renato Gaúcho lamenta DM cheio e foca na luta pela Libertadores

No momento, o time permanbucano está em 16º lugar na classificação com 30 pontos ganhos, mesma pontuação do Avaí, primeiro time na zona de rebaixamento e que, só não terminou a rodada à frente do Sport, porque foi derrotado pelo Atlético-GO dentro da Ressacada.

Na coletiva, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a mostrar confiança em sua equipe, mas criticou a fórmula do Campeonato Brasileiro, onde na visão do comandante é exagerada a queda de quatro equipes.

“O Campeonato Brasileiro é muito difícil. O meu parecer é sobre a forma como a competição é preparada e conduzida. O meu questionamento é se é justo cair 20% dos clubes, porque sempre terá um clube grande rebaixado, isso é claro. Acho que é muito time. Não sei se isso é por questões comerciais, mas eu não tenho que cuidar disso. Desde que esse formato é utilizado no Brasileiro, sempre tem um grande clube caindo ou que fica o campeonato todo lutando para permanecer”, disse Vanderlei Luxemburgo

A questão que fica é: Será que Luxemburgo se preocupou com o número de rebaixados quando estava na luta por uma vaga na Libertadores? Durante esse período de seca, o Sport marcou apenas quatro gols e levou 17 tentos, ou seja, um time totalmente desequilibrado dentro de campo.

Ao invés de se preocupar com a fórmula do Campeonato Brasileiro, briga com imprensa ou recado a jogadores na coletiva, Luxa deve trabalhar incessantemente para recuperar seus principais jogadores na reta final do torneio, como, por exemplo, Diego Souza, que atravessa uma fase ruim assustadora e deixa a equipe órfão de qualidade técnica.

Na próxima rodada, o Sport, de Luxemburgo, encara o Vitória fora de casa, um dos piores mandantes do campeonato e adversário direto na luta contra o rebaixamento. Talvez esteja no Barradão a chance perfeita para o Leão espantar a crise e dar tranquilidade aos torcedores, jogadores e principalmente ao técnico, que poderá esquecer um pouco a fórmula e focar somente na sua equipe.