SHARE
Foto: Divulgação

*Por Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino

A passagem do atacante Juan Manuel Iturbe pelo Tijuana, que ainda não completou um mês, já teve sua primeira polêmica criada. O jogador foi registrado para a disputa da Liga MX com o número 20, mesmo algarismo utilizado pela equipe na inscrição do meio-campo Paul Arriola, que já deixou a equipe rumo ao DC United.

Leia Mais: Vitória começa a semana focado em decisão contra o São Paulo
Conheça a história por trás do símbolo e das cores do Orlando City

A confusão com os números começou muito por das partidas em que os Xolos enfrentaram o Pachuca, pela Liga MX, e o Atlante, pela Copa MX. Nos dois duelos, Iturbe vestiu a camisa 20, já neste domingo, na vitória do Tijuana sobre o Pumas por 2 a 0, no Estádio Olímpico Universitário, o atacante vestiu o número 18, o que gerou um grande polêmica.

A utilização de dois números, por um mesmo jogador, em uma mesma temporada é proibida pelo regulamento da Federação Mexicana de Futebol (Femexfut). No documento, mais especificamente no artigo 85, inciso B, a instituição afirma:
“Em nenhum caso e sem exceção, um jogador não poderá utilizar dois números diferente durante a mesma temporada”.

Diante do caso, os Xolos, que poderiam perder pontos, acabaram apenas sendo multados em R$ 136.660 (75 mil 490 pesos) pela direção da liga, que seguiu o artigo 63 do Regulamento de Sanções da Liga MX: “Quando um jogador se apresenta para jogar com um número de camiseta diferente ao qual foi registrado, o clube será sancionado com uma multa de 1.000 UMAs”, comunicou a direção do torneio.

SHARE

A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.