cristian-stuani-marca-lindo-gol-em-empate-do-girona-na-espanha-Futebol-Latino-12-01
Foto: Divulgação/Girona

*Por Mônica Alvernaz

Em sua segunda temporada pelo Girona, da Espanha, o atacante uruguaio Christian Stuani vive grande momento. Prova disto, é que em recente pesquisa realizada pelo jornal local As, Stuani foi considerado o mais influente dentre as equipes.

Leia mais: Por onde anda Bruno Uvini, ex-Santos e São Paulo
Lucas Moura se aproxima de segunda melhor marca no futebol europeu

Dentre os 33 gols marcados por sua equipe na temporada, 18 tiveram o seu nome anotado. Percentualmente falando, o aproveitamento de Stuani dentro de sua equipe supera os 50%.

A excelente marca, faz com o que o atacante uruguaio esteja a frente de grandes nomes do futebol mundial, incluindo a estrela do futebol argentino Lionel Messi. No Barcelona, Messi marcou em cerca de 40% das oportunidades, anotando 33 gols em 81 feitos pela equipe catalã.

Mesmo em outros países, os números são abaixo do conquistado por Stuani. Na Liga Inglesa, por exemplo, Glen Murray tem aproximadamente 34% de aproveitamento. Enquanto na Italiana, Petagna chega próximo de alcançar a mara de 44%.

A boa fase vivida por Stuani já foi reconhecida outras vezes. Em votação realizada pelo jornal Marca, o uruguaio ficou em primeiro na preferência da torcida do clube espanhol pelo qual atua.

Vale lembrar que os números do atacante são de fato relevantes. Vivendo seu segundo ano, Stuani já anotou 47 gols com a camisa do Girona e é o artilheiro da temporada atual, que ainda não chegou ao fim.

Aos 32 anos, o atacante foi revelado pelo Danúbio, do Uruguai, e teve passagens por clubes como Levante, Espanyol e Middlesbrough, até chegar ao Girona, em 2017.