SHARE
Foto: Anderson Freire/Sport

A eterna briga sobre o Brasileirão de 1987 entre Flamengo e Sport teve mais um capítulo na tarde de terça-feira. A Primeira Turma do STF decidiu rejeitar por unanimidade o recurso apresentado pelo time carioca para discutir o mérito da conquista da equipe pernambucana. Como se não bastasse mais uma pena no tribunal, o clube da Gávea terá que pagar uma multa de 2% ao Leão do valor da causa.

Leia Mais: Zagueiro destaca entrega do elenco do Sport para a permanência na Série A
Atacante do Sport provoca Santa Cruz e Náutico

Esta é a segunda vez no ano que Flamengo e Sport se enfrentam na justiça. Em abril, o Fla entrou com um recurso no STF pleiteando a conquista de 87, mas sem sucesso.

Em 4 de março de 2016, o primeiro recurso do Rubro-Negro carioca foi negado por 3 votos a 1 e o STF deu o caso como encerrado.

  • Elias Machado

    ^kkkkkkkkkkk

  • Elias Machado

    Faz 25 anos, eu. ainda muito jovem, que ou Urubus diziam: Todo mundo tenta, mas só o Flamego é penta Parece que virou maldição. O Flamengo ganhou em 2009 e continua penta. Só que já ten inúmeros Heptas e octa campeões. O desejo do Flamengo ja tem 25 anos. Passados esses anos todos. apenas o Flamengo é penta. Que continue mais 25 anos com Flamengo penta e alguns à frente e outros atrás.

    • Sidney Kelly Resende

      você no mínimo usava fraldas nessa época, se é que ainda não usa. Política meu caro é algo que dá nojo, se é que vc já percebeu isso; e esse caso é muito longo pra lhe explicar, o título no campo é do Flamengo, mas nos bastidores da política é do Sport. Mas continue assim, pois a dor de cotovelo, vc sendo flu, vasco ou botafogo continuará até os fim dos seus dias, pois no Rio, o FLAMENGO É SUPERIOR EM TODOS OS TÍTULOS E TORCIDA .

  • Andre Silva

    E ooo cheirinho continua……kkkkkkkk

    • Sidney Kelly Resende

      você no mínimo usava fraldas nessa época, se é que ainda não usa. Política meu caro é algo que dá nojo, se é que vc já percebeu isso; e esse caso é muito longo pra lhe explicar, o título no campo é do Flamengo, mas nos bastidores da política é do Sport. Mas continue assim, pois a dor de cotovelo, vc sendo flu, vasco ou botafogo continuará até os fim dos seus dias, pois no Rio, o FLAMENGO É SUPERIOR EM TODOS OS TÍTULOS E TORCIDA .

  • Rogerio Queiroz

    O Sport é foi campeão sem nunca ter sido…Bebeto, Renato Gaúcho, Junior, Edinho,Leonardo, Zico…chega né, é a própria seleção brasileira. Cria vergonha na cara Sport, se aproveitar de uma máfia que mandava na CBF na época, aceitar um título assim…

  • Sandro Martins Tavares

    Ao flalido eu sugiro ir chorar no muro das lamentações, e aceitar que doí menos.

    • marcelo

      sai dai segunda divisão kkkkk

    • flavio macario

      Kkkk mais um anti na página do mengao. Ganhamos dentro de.campo e nada do que digam irá mudar. A globo e a nação e todos que são inteligentes reconhecem…..

      • Marcos Alencar

        Kkkkkkkkkkkkkkk inteligente a globo?
        Nação inteligentes? Kkkkkkkkkkkkkkk
        E os ministros do STF não são inteligentes? Tá certo! Muito inteligente vc viu. Sport ganhou do fujão em todas as instâncias e a torcida inteligente do time fujão acha que ganhou em campo! Jogou a final contra quem mesmo? Kkkkkkk

        • Rodrigo S. Oliveira

          marcos alencar se voce achar que algum(a) ministro(a) daquela Piiiiiiiiiiii…. de STF é inteligente entao voce merece levar uma surra de pinto mole, O ispot que nem nos penaltis conseguiu ganhar do guarani para ser declarado campeão da segundona pleiteia o titulo do Brasileirão a ponto de vc se iludir com um resultado fora de campo até é compreensivel, mas achar que alguem do STF é inteligente, eles podem ser outras coisas que sou impedido de pronunciar para evitar transtornos maior, é pá caba com a bolinha esquerda do saco

          • Marcos Alencar

            Eles podem ser inteligentes e mais algumas coisas. Mas inteligentes são sem dúvidas! E o sport foi sim campeão. O flamengo perdeu o carioca naquela época para o Bangu. Kkkkkkkkkkkkkkkk esqueceu? O time realmente cheio de estrelas, mas… Perdeu viu!

          • Claudio

            Sua mula, o Sport naõ ganhou nada no campo, foi uma vergonha essa decisão suja de 2 entidades facínoras,q ue sujam o esporte no Brasil.
            O Flamengo ganhou a Copa União de 1987 com os 13 maiores clubes do Brasileiro; o resto é blablabla de torcedores ridículos como vc, viu?

        • Alexandre Melo

          Jogou com os maiores clubes do país, os que na época faziam parte do que é hoje a primeira divisão, enquanto que sport se beneficiou da incompetência da CBF de organizar um campeonato nacional, e até o presidente do Vasco, na época Eurico Miranda, admitiu o título pro Flamengo e você um bostinha recalcado que não sabe de nada fica escrevendo comentário clubista… O que importa é que nós Flamenguistas, que representamos mais de 33 milhões de brasileiros sabemos que o título foi conquistado dentro de campo e não em tribunais onde os que decidem mal assistem futebol…

          • Leone Franco

            Boa tarde Alexandre Melo. Você é inteligente. Quem não sabe da real historia do campeonato de 1987, fala asneira por aí. Fica pegando umas frases de um e de outro e acha que sabe tudo. Faça uma pesquisa, de forma imparcial, e veja. Flamengo ganhou em campo e do modulo da primeira divisão de 1987. Ai a CBF, viu que clube dos 13 era sucesso, quis entrar na jogada e tentar ganhar moral naquele ano, por $$$$$$$, mudou no meio do caminho as regra que ja era formalizada pelo clube dos treze. Mas não tem nada não. E ninguem aqui quer tirar o titulo do Sport da segunda divisão. Queremos o nosso da PRIMEIRA de divisão de 1987. O da SEGUNDONA, pode ficar para o Sport.

          • Marcos Alencar

            Ei dá o curso do caralho. A bosta do teu time jogou a final contra quem hein arrombado? Sport estava lá e teu time fujão correu. Kkkkkkkkkkkkkkkkk
            Só tu é 33 milhões de fujões acreditam nisso e em papai noel.

          • George R. Cristóvão

            Boa tarde meu amigo.
            Se informe melhor. Que final é essa entre Sport e Flamengo? Como foi dito aí a CBF no meio da competição queria um cruzamento entre o módulo verde e o amarelo, ou seja, uma semifinal entre Flamengo, Internacional, Guarani e Sport. Os dois melhores de cada módulo.

          • Jarbas Prates Neto

            Trata-se de um imbecil provavelmente formado na Feira de Caruaru vendendo basta de bode seca.

          • Alexandre Melo

            Ele disputou com outro time que estava na mesma “divisão” dele, pesquise. Você é um abestado que não sabe o que escreve…

        • Jarbas Prates Neto

          Timeco de segunda divisão. Sempre lutando para não cair. Somente a CBF e seus corruptos para mesmo aceitar essa discussão. Quem é o Sport???

      • MOITA ESPIA

        CARA VOCES CORRERAM DO SPORT..NÃO ENTRARAM EM CAMPO..UMA VERGONHA..AGORA QUEREM DAR UMA DE PALMEIRAS E GANHAR VIA FAX..EITA LIXO

        • Sandro

          Entenda ..meu caro.. Flamengo foi campeão do módulo verde.. primeira divisão..e no meio do campeonato resolveram mudar as regras e o Flamengo não aceitou..como a maioria dos clubes do módulo verde..ao meu ver é de todo jornalista da época..fomos campeões dentro de campo.. ficando a frente dos melhores da elite naquele ano…e não via fax como vc diz..tem muitas matérias a respeito..olha lá e vê que campeão de direito..por essas faucatrua da CBF e o Sport..e o campeão de fato se chama Flamengo..

          • Wagner Jean dos Santos Silva

            Deixa ele pensar que é o campeão de 1987, porque se não for campeão nesse tapetão( organizado pela CBF e esse clubinho) nunca que serão capazes de ser Campeão dentro de campo.

        • Francisco Alves

          Correrão de quem? Quem é “sport”? Timeco de segunda divisão.

        • heptafla

          Deixa de ser nitro seu imbecil. Conheca pelo menos a historia ! O Flamengo foi impedido pelo CND. Conselho Nacional de Desportos a jogar contra o Campeão do modulo Amarelo. Ou seja serie B.

    • Leo

      OLHA AÍ GENTE UM TORCEDOR DE TIME QUE JÁ FOI REBAIXADO !!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKK !
      TÁ CHEIO DE RECALQUE KKKKKKKKKKKKKKKK !!!

    • Wagner Jean dos Santos Silva

      Um time pobre como o Sport chamando o Flamengo de flalido kkkkkkk se enxergue!!!!

  • Antonio Jacimar Pedroni

    Flamengo CAMPEÃO MUNDIAL de clubes de 1981 !!!!

  • Leo

    FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DA PRIMEIRA DIVISÃO DE 1987 !
    SPORRA CAMPEÃO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 1987 !

  • Claudio

    NÃO ADIANTA TRIBUNAL DE MERD@ D EUM PAÍS DE CORRUPTOS E BANDIDOS, O FLAMENGO FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 NO CAMPO, O RESTO É BLABLABLA DO SPORT LIXO E CBF CORRUPTA, QUE NEM TINHA DINHEIRO DEVIDO A TANTOS ROUBOS PRA FAZER O CAMPEONATO; E AINDA AJUDOU GENTE DO REBAIXAMENTO, UMA VERGONHA SEM FIM!

    A TORCIDA DO FLAMENGO SABE MUITO BEM DISSO, O RESTO NÃO INTERESSA, QUE VÃO PRO INFERNO COM OS SEUS MIMIMI DE CLUBECOS SUJOS, PQP!

    SPORT LIXO!

    E AGORA DEPENDE DO FLAMENGO PRA IR PRA SULAMERICANA, QUASE CAIU OUTRA VEZ DE DIVISÃO, O QUE É NORMAL….

  • Claudio

    ISSO SIM FOI UM ROUBO ESCANDALOSO NO FUTEBOL, MAS COMO FOI O FLAMENGO QUE GANHOU, POUCO IMPORTA PRA ESSES FILHOS DAS PUT@S TORCEDORES IMBECIS, VTNC PORRA!

  • Paulo Castro

    Não sei porque o Edugasto Burreira de M.. fica insistindo nisso. Pra quê?
    O país inteiro lúcido sabe que o Guarani e Sport foram campeões da Série B.
    E que o Flamengo foi Campeão da Série A. E fim.
    Pra que buscar votos de juizes que não são rubro-negros?
    Procurar justiça é coisa pro eterno cai-cai Sport.
    Então é isso:
    Flamengo: Campeão do Brasil de 1987. PONTO.
    Guarani: Campeão da Série B. PONTO. Ops… esqueci do Sport.

    • Paulo Castro

      Espero que esse presidente burro não continue emprestando campo de treinamento pra clube pequeno de segunda divisão. VTC

  • Rogerio Silva

    caramba, eu num aguentu mais esse @anus de 2017.Ta cendu muito difissil a vida de molambo.Nois naum ganhemus nada ainda, só lambada.Só confirmou que nois semus o MAIOR VICE DO RIO DE JANEIRO, e se deuz quiser nois nau vai perdermus na sula, pq vai ser muita dessepção.Ainda mais essa do titulo do isporte que o bandera que pegar na marra mas nao quer dar a mala pros tribunal, ai nois nao vai ganhar robado e nao vamus podermos dizer que robado é mais gostoso.Paga os cara direito bandera.Pra que tem tanto dinheiro dos trafico, dos 171, dos 157 e toda a vagabondagem do rio de janeiro???Pra isso?Fala ´serio!!!!!

  • Marcelo Brocador

    A Copa União foi a série A de 87 e essa o Flamengo levou. Se a CBF considera que a série B foi o Brasileirão de 87, f….-se ela

  • Pedro

    Bom dia!
    Campeonato brasileiro de 1986.
    Guarani: 2o colocado
    América: 4o colocado
    Criciúma: 9o colocado
    Portuguesa: 11o colocado
    Inter de Limeira: 12o colocado.

    Flamengo: 13o colocado.
    Botafogo: 32o colocado
    Coritiba: 44o colocado.

    Guarani, América(se indignou com a virada de mesa e nem jogou), Criciúma, Portuguesa e inter de Limeira, que tiveram melhor colocação que o fla, jogaram um módulo.

    Botafogo e Coritiba jogaram no módulo do Flamengo com essas colocações.

    É maior mentira que se tratava de série A e Série B. A divisão foi feita por critério de renda. E estava previsto o cruzamento ao final. O fla, convocou em 15/01/1988 o Conselho Arbitral, para mudar o regulamento. Só que era necessária a unanimidade e Sport, Guarani, Náutico, Fluminense e Vasco votaram contra.
    Portanto o Hexa paraguaio fique com a taça de isopor, e se junte aos que se julgam, Jesus Cristo, Napoleão, Mussolini, Hitler, guarda de trânsito, dono do Pão de Açúcar.
    Perdeu! a casa caiu, não resta mais recurso.

    • Claudio

      VC É UM CARA DE PAU RIDÍCULO, MONTOU MUITO BEM ESSA SUA HISTORINHA, DEIXE DE SER PALHAÇO, VIU SEU VASCAIDO NOJENTO?

      • Pedro

        Veja lá em cima se montei algo. Tudo documentado. O pior cego é o que tem escamas nos olhos.

        • Claudio

          ACHO QUE VC AINDA NÃO TINHA NASCIDO E FICA AÍ ARROTANDO ESSAS PORCARIAS COMO UM DEMENTE FRUSTRADO; TORCER CONTRA É UMA COISA, AGORA DETURPAR AS COISAS, NÃO!
          A CBF METEU O BEDELHO DEPOIS E NOS SACANEOU, PQ INCLUSIVE A TAL DECISÃO SUPOSTA DELES NÃO TERMINOU, E AGORA O SPORT OUSA EM SE PROCLAMAR CAMPEÃO BRASILEIRO, VTNC!

          EU CONTINUO AFIRMANDO, FOI A MAIOR SACANAGEM DESSA CBF NO AMBITO DO ESPORTE BRASILEIRO, JUNTAMENTE COM ESSE SEU PRESIDENTE DE MERD@, QUE É UM TREMENDO SALAFRARIO E INVEJOSO DO FLAMENGO, SÓ PENSA NA GENTE, UM BABACA MOR!

          NÃO ADIANTA, OS TORCEDORES HONESTOS DOS OUTROS CLUBES COM CERTEZA DIRÃO: O FLAMENGO FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E FIM!

          • Pedro

            Boa tarde!
            Em 87, já tinha 7 anos de formado e 12 anos de trabalho.
            Tem a fonte, o Jornal do Brasil da época da condessa que era fidedigno e tinha coragem de peitar a ditadura. Não era como O Globo que bajula vocês e era a voz da ditadura.
            Leia com calma as fontes e você verá que tanto o fla como o Internacional aceitaram o regulamento, que previa o cruzamento dos módulos, antes do início do campeonato. Se o Eurico se negasse a jogar com o São Caetano??? O Vasco seria considerado campeão?

  • Eduardo da Costa

    bom dia RUBRO NEGROS..,.. o titulo 87 é do MENGÃO e ponto final. agora ver a turma do mi mi mi mi e as suas publicações é engraçado… maior do RIO disparado…..

  • Edison Lopes

    Eu não devia estar me metendo aquí, reconheço.porém, o Sport como o Campeão porque o outro não quis entrar no campo para decidir o título.Dizem por aí, que ficou com mêdo, eu não acho, o que eu realmente acho é que ele ficou um pouco receoso, porém o que importa mesmo é hoje, e, não preciso lembrar a mulambada, aquele jôgo com o time do Papa, ainda bem que Francisco não dosta desse aí. Prá frente Brasil.KKKKKKKKKKKK

    • Claudio

      Não fica cheio de graça, que por tabela dependem da gente pra ficar numa situação melhor; sei que vai torcer escondidinho pro Flamengo, pq entrar na 1ª fase da Liberta com esse timecu de vcs, é paulada na certa e vc sabe muito bem disso, né meu caro Edison?kkk

  • Claudio

    PARA AQUELES QUE NÃO SABEM OU SE FAZEM DE ROGADOS, EM 1987, O FLAMENGO GANHOU A COPA UNIÃO, UM TÍTULO IMPORTANTÍSSIMO NA ÉPOCA, QUE VALEU MUITO PARA OS SEUS TORCEDORES; INCLUSIVE O PRÓPRIO INTERNACIONAL QUE FOI VICE, TB NÃO CRUZOU COM NINGUÉM DA OUTRA SÉRIE INVENTANDA POR ESSA CBF CORRUPTA, FOI A MAIOR VERGONHA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, E QUE HOJE SERIA CRUZAR O CORINTHIANS CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE A COM O AMERICA/MG, O CAMPEÃO DA SÉRIE B…PORRA, FALEM SÉRIO?

    E NUNCA EXISTIU ESSE CRUZAMENTO, SERÁ QUE OS TORCEDORES SÃO TÃO TAPADOS ASSIM OU ESTÃOD E SACANAGENS MESMO?

    A CBF NÃO TINHA GRANA PRA REALIZAR O BRASILEIRO, E POR ISSO FOI CRIADO O CLUBE DOS 13, PARA PODER DAR SEQUENCIA AO CAMPEONATO, COM A COCA-COLA PATROCINANDO.

    E TODOS OS 13 CLUBES ASSINARAM O TAL REGULAMENTO DA COPA UNIÃO E SÃO CUMPLICES VERDADEIROS DESSE EPISÓDIO, O SEU CLUBE TB ESTAVA LÁ, E AGORA VCS ROERAM A CORDA, VERGONHA D ETORCIDAS INDECENTES, PQ SE TIVESSEM GANHO, TB NÃO FARIAM ESSA PALHAÇADA DA CBF COMO UMA FORMA DE BIRRA CONTRA OS CLUBES.

    E PARA AQUELES QUE SÃO IDIOTAS, O FLAMENGO GANHARIA D EOLHOS VENDADOS DESSE SPORT LIXO E SEM VERGONHA, VIRAM?

    O VERDADEIRO CAMPEÃO D E1987, FOI O FLAMENGO DE FATO; MAS AGORA NÃO DE DIREITO, POR GENTE SUJA ATRÁS DOS PANOS, VERGONHA!

  • Pedro

    “Artigo 6º – parágrafo 2º O campeão e vice-campeão das taças
    João Havelange (Verde-União) e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em
    quadrangular final, o título de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987,
    ficando de posse da copa Brasil de 1987 e classificados para representar a CBF
    na taça Libertadores da América de 1988.”

    Trecho na sentença do juiz Abdias Patrício Oliveira, de 24
    /abr/1997, quando justifica em parte seu parecer, se referindo ao regulamento
    que fora acordado pelos 31 clubes, a exceção do América.

    http://www.trf5.jus.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

    • Pedro

      Contra fatos não há argumentos!

  • Pedro

    “A reunião do Conselho Arbitral da CBF – criado por
    determinação do CND em dezembro de 1986, – marcada para às 18 horas de hoje,
    parece destinada ao tumulto e ao fracasso. A intenção do Clube dos 13 era
    derrubar o cruzamento do campeão do módulo verde com o campeão do módulo
    amarelo do Campeonato Brasileiro, mas vai esbarrar nos interesses de Guarani e
    Sport – vencedores do módulo amarelo – que não darão unanimidade exigida no
    artigo 5º da resolução 15/86 do CND.”

    Fonte: jornal do Brasil 15/jan/1988.

    Depois da primeira consulta mudar para 1988 e escolher a
    edição 00280 a reportagem se encontra na página 20 do primeiro caderno, página
    29 do artigo digital.

    Para não ficar mais longo a última:

    • Pedro

      Boa tarde!
      Excluiram, alegando spam. tentarei de novo:

      “Artigo 6º – parágrafo 2º O campeão e vice-campeão das taças
      João Havelange (Verde-União) e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em quadrangular final, o título de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987, ficando de posse da copa Brasil de 1987 e classificados para representar a CBF na taça Libertadores da América de 1988.”

      Trecho na sentença do juiz Abdias Patrício Oliveira, de 24/abr/1997, quando justifica em parte seu parecer, se referindo ao regulamento que fora acordado pelos 31 clubes, a exceção do América.

      http://www.trf5.jus.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

  • Pedro

    Boa tarde!

    “Otávio Pinto Guimarães anuncia acordo entre CBF e os clubes com 32 clubes
    na primeira divisão – 16 no módulo verde e 16 no módulo amarelo. O América,
    porém, lidera o movimento entre os integrantes do módulo amarelo, quer jogar
    também contra os do módulo verde. Segundo a fórmula vão se cruzar apenas os
    dois primeiros de cada módulo e isso no quadrangular final.” 3/set/1987

    fonte: Jornal do brasil de 11/set/1987 1o caderno página 20

    http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_10&pasta=ano%20198&pesq=11/09/1987.

    Vai aparecer outro ano, tem que mudar para 1987 (clica em cima do ano ao centro
    canto superior e abrirá uma janela a esquerda.) e escolher a edição 00156, que
    se refere a essa esta data.

  • Willian Ramos Junior

    Merecido o Sport merece 👏

  • Willian Ramos Junior

    Chora mulambada kkkkkkkk

  • Claudio

    QUERO DIZER PARA OS ESTÚPIDOS ARROMBADOS DOS ANTIS, QUE NÃO HOUVE CRUZAMENTO, PQ OS 13 CLUBES ASSIM DECIDIRAM, E NÃO PQ O FLAMENGO E O INTER TIVERAM MEDO DO SPORT OU GUARANI OU QQ MERD@ QUE APRECESSE; VCS SÃO MUITO TAPADOS, VIRAM?
    E NENHUM OUTRO CLUBE TB CRUZARIA COM ELES, SERÁ QUE VCS NÃO ENTENDERAM AINDA, PQP!
    EU SEI QUE A SACANAGEM DISSO É CONTRARIAR OS TORCEDORES DO FLAMENGO, ISSO É NOTÓRIO!

    SE A COISA FOSSE TÃO SIMPLES, NÃO LEVARIA ESSE TEMPO TODO PRA SER CONCLUIDA, FOI PQ TEVE DOLO CONTRA O CLUBE DOS 13 SIM; E A CBF PRA FICAR DE BOA COM OS OUTROS, CRIOU ESSE ABSURDO, PQ ELA MESMO NÃO QUERIA REALIZAR O CAMPEONATO, PQ JÁ TINHAM ROUBADO O DINHEIRO DO CAIXA, UMA VERGONHA!

  • Estevão Costa Soares

    Já está marcada jogo entre Corinthians e América (MG) para decidir que é o campeão Brasileiro deste ano. Aquele que ganhar, poderá disputar a Copa Libertadores da América de 2018, diretamente na fase de grupos.

  • Estevão Costa Soares

    Corinthians já fechou que não disputa tal jogo, pois assim decidiu o Grupo dos 13. A CBF ameaça que entrar na justiça comum com desfiliação, pois do contrário a FIFA poderá desfiliar a CBF.

    • Estevão Costa Soares

      que=quem

  • Estevão Costa Soares

    O presidente do CND Conselho Nacional de Desportos, Manoel Tubino declarou que o Corinthians foi declarado campeão Brasileiro de 2017, mesmo que não dispute o referido quadrangular…O America (MG) disse que entrará na justiça comum de MInas, pedindo o reconhecimento como Campeão Brasileiro de 2017. A CBF declara que só punirá o Corinthians se ele entrar na Justiça Comum….e tudo fica assim….o campeão deste Ano de direito é o America Mineiro….não adianta espernear Corinthianos….

  • Estevão Costa Soares

    Foi assim que aconteceu….a justiça local do estado, que deveria ter sido declarada, suspeita decidiu que um certo time de um estado do nordeste era o campeão daquele ano…uma das maiores vergonhas do país tal decisão…e o pior…o Flamengo recorre a Corte Máxima…e tem seu pedido rejeitado….para começar o tal time nordestino deveria ter sido desfiliado por ter entrado na justiça comum…., mas a CBF não o fez…só que alguns que viram e viveram aquela situação, conhecem a história…não adianta tentar mudar o direito do Clube de Regatas Flamengo, como único e legítimo Campeão de 1987….e aí vocês perguntam, mas a justiça decidiu…e eu digo e daí, afinal digamos que alguém foi assassinado, e alguns anos depois quando submetido ao juri popular não é condenado….e como fica a situação do assassinato….o de cujus retorna a vida? Não é claro…está e continuará enterrado…ENTÃO ESTÁ MORTA E ENTERRADA QUALQUER DISCUSSÃO….FLAMENGO ETERNO, ÚNICO E LEGÍTIMO CAMPEÃO DE 1987…

  • Getúlio Medeiros

    O STF, NÃO É COMPETENTE, PARA DECIDIR MATÉRIAS DO ESPORTE…O STJD, É O MAIS ADEQUADO.

    • Estevão Costa Soares

      Na época quem dicidia era o Conselho Nacional de Desporto que através de seu presidente Manoel Tubino, declarou o Flamengo campeão. A justiça comum Federal que não é competente para tal matéria julgou a matéria…da forma que o fez, mas se fosse o STJD, creio como tem feito ultimamente, não julga nunca favorável ao Flamengo, é só ver o assunto Andre Santos….

  • Paulo Alexandre Cavalcanti

    Situação análoga seria o Corinthians ter de disputar com o America-MG para definir o campeão do campeonato brasileiro.Não faz o menor sentido…simples assim.

    • Pedro

      Boa tarde!
      Negativo, pois, não fazia parte do regulamento.
      Foi semelhante, sim, ao Vasco ter disputado com o São Caetano.
      No módulo do Sport tinham Guarani, América, Criciúma, Portuguesa e Inter de Limeira que se classificaram melhor do que o fla no campeonato brasileiro de 1987. E no do fla, tinha o Botafogo 32o colocado e o Corotiba 44o colocado.
      E o regulamento que foi aceito pelos 31 clubes, que participaram, menos pelo América que abandonou o campeonato e fora quarto colocado no ano anterior, que não aceitou haver apenas o cruzamento dos módulos ao final.

      A mentira tem pernas curtas, um dia vem à tona.

      • Estevão Costa Soares

        Isto é história para quem é garoto….aqueles que como eu viveram aquela época, sabe muito bem como foi o ocorrido….ou seja, após o copa união ter sido iniciada com o apoio da Globo, os espertos de sempre dirigentes da CBF viram que o torneio daquela forma seria rentável…então, tentaram impor sua vontade através da mudança das regras do jogo, já com o campeonato em andamento…todo o grupo dos treze que organizaram a competição não aceitaram que havia o cruzamento, tanto que o vice campeão da primeira divisão Internacional, não aceitou o cruzamento, pois se o Internacional, resolvesse trair seus parceiros, teria com facilidade ganho o cruzamento, com Guarani e Sport.
        Por outro lado, quem foi vice do módulo Amarelo? Simplesmente, não houve, ou aquele ano era campeonato de várzea, onde os dirigentes de Sport e Guarani decidiram não seguir com as cobranças, após 11 serem batidas, sem que houvesse um vencedor…não havendo campeão e vice, quem disputaria com quem? A CBF (igual um certo Poder Esportivo) decidia o que queria…muito interessante…Igual várias decisões judiciais, a exemplo das ultimas decisões de um certo Ministro que solta quem quer…passam a valer sem ter o amparo legal…simplesmente por ele decidir, situações que não deveria, pois estaria impedido de julgar…Uma coisa eu sei, eu segui o campeonato todo, vi o Flamengo ir vencendo quem aparecia pela frente, com um time sensacional…disputar quadrangular com os dois classificados para a final da segunda divisão não tinha qualquer sentido. O Sport agarra no que pode, pois nunca teria um título do brasileiro de primeira divisão…como nunca terá.

        • Pedro

          Boa tarde!
          Tenho mais de 60 anos. Vi e os fatos foram documentados.
          São falácias:
          1) Que os times do módulo amarelo eram time de segunda
          divisão. Alguns sim, alguns não. Guarani, América, Criciúma, Portuguesa e
          Inter de Limeira se classificaram na frente do fla no brasileiro de
          1986. Já Botafogo 33o colocado e Coritiba 44o colocado eram da série B.
          fonte: https://pt.wikipedia.org/wi

        • Pedro

          2) O regulamento foi aceito antes do campeonato iniciar.

          “Otávio Pinto Guimarães anuncia acordo entre CBF e os clubes com 32 clubes na primeira divisão – 16 no módulo verde e 16 no módulo amarelo. O América, porém, lidera o movimento entre os integrantes do módulo amarelo, quer jogar também contra os do módulo verde. Segundo a fórmula vão se cruzar apenas os dois primeiros de cada módulo e isso no quadrangular final.” 3/set/1987

          fonte: Jornal do brasil de 11/set/1987 1o caderno página 20

          http://memoria.bn.br/DocRea….

          Vai aparecer outro ano, tem que mudar para 1987 (clica em cima do ano ao centro
          canto superior e abrirá uma janela a esquerda.) e escolher a edição 00156, que
          se refere a essa esta data.

        • Pedro

          2) É mentira que o regulamento foi mudado depoois.

          Artigo 6º – parágrafo 2º O campeão e vice-campeão das taças João Havelange (Verde-União) e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em quadrangular final, o título de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987, ficando de posse da copa Brasil de 1987 e classificados para representar a CBF na taça Libertadores da América de 1988.”

          Trecho da sentença do juiz Abdias Patrício Oliveira, de 24/abr/1997, quando justifica em parte seu parecer, se referindo ao regulamento que fora acordado pelos 31 clubes, a exceção do América.

        • Pedro

          Quem tentou mudar o campeonato foi o fla:

          “A reunião do Conselho Arbitral da CBF – criado por determinação do CND em dezembro de 1986, – marcada para às 18 horas de hoje, parece destinada ao tumulto e ao fracasso. A intenção do Clube dos 13 era derrubar o cruzamento do campeão do módulo verde com o campeão do módulo amarelo do Campeonato Brasileiro, mas vai esbarrar nos interesses de Guarani e Sport – vencedores do módulo amarelo – que não darão unanimidade exigida no artigo 5º da resolução 15/86 do CND.”

          Fonte: jornal do Brasil 15/jan/1988.

          Depois
          da primeira consulta mudar para 1988 e escolher a edição 00280 a
          reportagem se encontra na página 20 do primeiro caderno, página 29 do
          artigo digital.

        • Pedro

          Se o Sport não foi o campeão, por que o fla entrou com ação solicitando ser declarado campeão conjuntamente com o Sport e não sozinho?
          Não compareceu a final W.O., não tem o que chorar.
          “Pacta sunt servanda”, acordos são para serem cumpridos, se aceitou o regulamento, deveria tê-lo seguido.

      • Estevão Costa Soares

        Por outro lado, procure informações na internet passadas por Paulo Vinicius Coelho….

  • Pedro

    Boa tarde!
    Vou tentar de novo, estou sendo censurado como spam. Ridículo!

    “Artigo 6º – parágrafo 2º O campeão e vice-campeão das taças João Havelange
    (Verde-União) e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em quadrangular final, o título de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987, ficando de posse da copa Brasil de 1987 e classificados para representar a CBF na taça Libertadores da América de 1988.”

    Trecho
    na sentença do juiz Abdias Patrício Oliveira, de 24/abr/1997, quando justifica em parte seu parecer, se referindo ao regulamento que fora acordado pelos 31 clubes, a exceção do América.

    http://www.trf5.jus.br/arch

  • MARUJO

    COMO PODE SER CAMPEÃO UM CLUBE REBAIXADO NO ANO ANTERIOR???
    ALIÁS UM DOS INÚMEROS REBAIXAMENTOS
    MAS PENSEM BEM QUEM NÃO É ACOSTUMADO A GANHAR NADA QUANDO CHEGA PERTO FAZ DE TUDO PARA SE ENGANAR, CONTINUEM COM SEUS SORRISOS AMARELOS, JAMAIS PODERÃO SE ENGANAR, A VERDADE NÓS SABEMOS.

  • ALESSANDRO MOTTA

    Tem gente falando o que não viu,que não era nascido e que só fala o que escuta,parace um papagaio que repete tudo.Só no Brasil,que clube que disputou a segunda divisão é considerado campeão da primeira,parece piada de português.Onde tem Eurico Miranda e dirigente da CBF não pode dar coisa boa.Campeonato organizado pelos clubes porque CBF dizia que não tinha condições financeiras pra tal,aí quando viram que estava dando retorno financeiro e por interesses obscuros junto a traição do seu Eurico com o clube dos treze,já que todos no ínicio tinham decidido a fórmula do campeonato ,que não haveria cruzamento dos módulos(primeira com a segunda divisão) que cada um seria campeão nas suas divisões.Eurico assinou documento junto a CBF aceitando imposição da mesma sem o conhecimento do clube dos treze no meio do campeonato, de que teria que haver o cruzamento onde os clubes não aceitaram e continuaram como havia sido definido desde o ínicio.Fla teve a aprovação de todos os clubes em não jogar contra um time da segunda divisão,já que havia jogado contra times da elite que eram muito mais fortes que o sport, que mais viveu na segunda divisão do que na primeira.Depois de anos,a CBF reconheceu os dois como campeões e o sport se aproveitou da brecha dada pela CBF e conseguiu ser considerado sozinho campeão daquilo que não disputou.A ânsia desses safados em ser considerados os únicos campeões é tamanha ,sabendo que vai ser quase impossível acontecer de isso de novo em ser campeões da série A do brasileiro,foi a oportunidade da vida deles.O mais coerente e justo diante da safadeza do Eurico seria reconhecer os dois, já que o sport sabia desde o inicio que não haveria cruzamento.Agora,quem quiser continuar zombando do Fla,fique à vontade porque isso não diminui a grandeza do clube.

    • Estevão Costa Soares

      Apenas um adendo: Neste caso temos que louvar o comportamento da diretoria do Internacional, que tendo disputado a final com o Flamengo, digamos, que semelhantes a todos os outros dirigentes que não se posicionaram ou pior como (por exemplo: o Presidente do São Paulo que na época era um da diretoria do grupo dos 13 e que depois ele próprio reivindicou a taça para o São Paulo) . Foi ético e não disputou o cruzamento. Digamos se o fizesse, teria ele após ter perdido a final para o Flamengo, facilmente ganharia de Sport e Guarani de Campinas, e seria o Campeão do Brasileiro de 1987. Que estranho não, mas segundo estes que declaram o Sport campeão, aquele que havia perdido a final, por outra via (torta e inexplicável), seria campeão brasileiro….não sei se fui suficientemente claro….

      • ALESSANDRO MOTTA

        A postura do Internacional foi muito digna,mas infelizmente a maioria não age dessa forma.Essa atitude do presidente do são paulo foi de um tremendo mau-caratismo,fazer o que?

  • Francisco Alves

    Como se a opinião desses “mané” mudasse alguma coisa. Não existe campeão em tribunal, jogo de futebol é jogado no campo de futebol, onde o Flamengo foi, é e sempre será o CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987, quer queiram esses “corvos” ou não!

  • heptafla

    Cambada de Filhos da luta. ! Titulo se ganha em campo não em tribunal. Achei de arredondados filhos da luta.

  • heptafla

    Ffp !!!!

  • heptafla

    O que esperar do pais da corrupção. Se não uma decisão corrompida. O Flamengo foi impedido de jogar contra o Sport pelo CND. Conselho Nacional de Desportos entidade máxima v8gente na ocasião.
    Vive nos num pais de desonera e onde a verdade serve para cada um.
    Morte à todos os corruptos e corruptores do Brasil. Paus de pequenes de balbúrdia do troca troca e onde um voto é trocado por um real.
    Povo sofrido, vendido, medíocre que tem os políticos e governantes que merecem.
    Paus que começou na alavancagem dos Portugueses, nas vendas de escravas para prostituição e abuso e no troca troca de favores.
    Esse é o Brasil uma vergonha para o mundo. Já começamos errados na colonização.
    Onde uma tranza valia favores onde uma corte negociava prostituição e lacivia.
    O que esperar de um pais pais como esse em que o valor se ganha em campo e os covardes que os reconhec se omitem como se a verdade pudesse ser escondida debaixo do tapete.
    Merecessem esses políticos e os governantes, pois aceitamos facilmente a mentira no lugar da verdade.

  • Pedro

    Bom dia!
    Fui censurado mais uma vez.

    “Artigo 6º – parágrafo 2º O campeão e vice-campeão das taças João Havelange
    (Verde-União)
    e Roberto Gomes Pedrosa (Amarelo) disputarão, em quadrangular final, o
    título de Campeão e Vice-Campeão Brasileiro de 1987, ficando de posse da
    copa Brasil de 1987 e classificados para representar a CBF na taça
    Libertadores da América de 1988.”

    Trecho da sentença do juiz
    Abdias Patrício Oliveira, de 24/abr/1997, quando justifica em parte seu
    parecer, se referindo ao regulamento que fora acordado pelos 31 clubes, a
    exceção do América.

  • Pedro

    Bom dia!
    São falácias:
    1) Que os times do módulo amarelo eram time de segunda divisão. Alguns sim, alguns não. Guarani, América, Criciúma, Portuguesa e Inter de Limeira se classificaram na frente do fla no brasileiro de 1986. Já Botafogo 33o colocado e Coritiba 44o colocado eram da série B.
    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986

  • Pedro

    ainda relativo ao item 2. Quem quis mudar o regulamento foi o fla.

    “A reunião do Conselho Arbitral da CBF – criado por determinação do
    CND em dezembro de 1986, – marcada para às 18 horas de hoje, parece
    destinada ao tumulto e ao fracasso. A intenção do Clube dos 13 era
    derrubar o cruzamento do campeão do módulo verde com o campeão do módulo
    amarelo do Campeonato Brasileiro, mas vai esbarrar nos interesses de
    Guarani e Sport – vencedores do módulo amarelo – que não darão
    unanimidade exigida no artigo 5º da resolução 15/86 do CND.”

    Fonte: jornal do Brasil 15/jan/1988.

    Depois
    da primeira consulta mudar para 1988 e escolher a edição 00280 a
    reportagem se encontra na página 20 do primeiro caderno, página 29 do
    artigo digital.

  • Pedro

    Se o fla fosse campeão de fato, não estaria mendigando para dividir o título com o Sport, mas sim requisitando seu direito de campeão. Uma vez que a entidade Flamengo, através de seu mandatário, pede para que sejam declarados dois campeões, é porque o Flamengo reconhece que o Sport de recife fora campeão em 1987, só que a recíproca não é verdadeira.

  • Jose Augusto

    O título do Mengão é igual ao Sítio de Atibaia. No papel consta um proprietário falso, na prática todos sabem quem é o verdadeiro dono! SRN