COMPARTILHE
Foto: Divulgação Conmebol

*Alex Dias de Souza

Após dois jogos sem vencer, o Deportes Iquique bateu o Zamora por 3 a 1 fora de casa nesta quarta-feira e somou seus primeiros pontos na Copa Libertadores 2017.  Apesar da quantidade de gols, o jogo foi fraco tecnicamente, mas a equipe chilena soube aproveitar as chances e decidiu o jogo ainda na primeira etapa ao marcar dois gols logo nos primeiros minutos de jogo.

Leia mais: No sufoco, Grêmio vence Deportes Iquique e mantém 100% de aproveitamento

Dentro de casa, Guaraní vence Zamora e continua invicto na Libertadores

Já os jogadores do Zamora, criaram algumas oportunidades, mas mesmo assim, sofreram com a falta de pontaria e não conseguiram impedir a derrota dentro dos seus domínios.

Com o resultado, o Iquique chegou à terceira colocação, com três pontos e mantém viva a esperança de brigar pela classificação à próxima fase da competição, uma vez que poderá diminuir a diferença de pontos, já que Grêmio e Guaraní, que irão se enfrentar amanhã no Defensores Del Chaco no complemento da rodada.

Os donos da casa por sua vez,  estão virtualmente eliminados e dependem de uma improvável combinação de resultados para se classificar, já que perderam a terceira partida consecutiva no torneio.

Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, dia 25, no Chile onde se enfrentarão novamente. 

O jogo

Nas duas primeiras rodadas do grupo, ambos os times perderam seus jogos, para Grêmio e Guaraní. Diante desse cenário, as equipes entraram em de campo sabendo que uma derrota hoje poderia significar uma virtual eliminação.

Mas mesmo assim, foram os visitantes que entraram mais ligados no jogo e logo aos 7 minutos abriram o placar com Bielkiewecz, que sofreu a penalidade e converteu a cobrança.

O Zamora sentiu o gol, mas mesmo assim tentou reagir com Erickson Gallardo. Após receber pelo meio, chutou com a perna direita e mandou a bola para fora com um certo perigo. Os donos da casa insistiam nas finalizações, mas não acertavam o alvo.

A falta de pontaria saiu caro, após o segundo gol do argentino Bielkiewecz.  No lance, Diego Torres cruzou na área, e o atacante testou para o fundo do gol para ampliar o placar.

Em grande desvantagem, os venezuelanos não desistiram do jogo e quase diminuíram o placar com César Martínez, após aproveitar um cruzamento na área, cabeceou bonito, mas viu o goleiro Brayan Cortéz fazer  uma boa defesa para evitar o gol dos  donos da casa.
No decorrer da primeira etapa, o Iquique jogava tranquilamente e administrava a vantagem, já o Zamora tentava aumentar o volume do jogo para diminuir o prejuízo, mas cedia muitos espaços e no final do primeiro tempo quase sofreram o terceiro gol dos chilenos. Na jogada, Diego Torres recebeu um belo passe de Felipe Reynero e emendou de primeira de perna esquerda, mas a bola passou à direita do gol de Alexis com muito perigo.

Segundo tempo

Mesmo em situação complicada dentro do jogo, os jogadores do Zamora não desanimaram e voltaram dispostos a reverter o placar na segunda etapa. Logo no primeiro minuto de jogo, César Martínez tentou o chute de perna esquerda no meio da área, mas na sequência mandou o arremate para fora.

O Iquique não se acomodou com a vantagem e quase ampliou o jogo aos 9 minutos. Após cobrança de escanteio de Diego Torres,Tomás Charles ficou livre na pequena área e perdeu um gol feito debaixo da trave.

A incapacidade de criar boas jogadas, fez com que os jogadores do Zamora insistissem nos arremates de fora da área. Mas mesmo assim, a falta de pontaria não assustava o time chileno, que ampliou o placar aos 20 minutos da etapa final com Felipe Reynero, que recebeu de Bielkiewicz dentro da área, e chutou no canto de Alexis para fazer o terceiro gol do jogo.

Aos 35, a insistência do time venezuelano foi recompensada. Após boa jogada, Nélson Pérez recebeu livre um bom passe de Erickson Gallardo dentro da área e completou para o gol para diminuir o jogo.

No final, o jogo ficou ainda mais prejudicado tecnicamente devido aos altos números de faltas das duas equipes. Praticamente derrotado, o Zamora conseguiu ter mais posse de bola e mostrou um pouco mais de poder de reação.

Mas a noite era mesmo do time chileno, que marcou mais um com Manuel Villalobos. Após receber livre dentro da área, chutou rasteiro para o fundo do gol para marcar o quarto e decretar a vitória do Deportes Iquique.

COMPARTILHE
A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.