COMPARTILHE
Reprodução: Diez.bo

*Por Mônica Alvernaz

Se o Apertura, a primeira divisão boliviana, está a todo vapor, o campeonato de acesso ainda não começou. A Copa Simón Bolívar, que determina as equipes que sobem no futebol boliviano terá início neste fim de semana.

Leia mais: “Sem Messi somos uma seleção banal”, diz Riquelme
Dois gigantes ingleses de olho na renovação adiada de Suárez com o Barcelona

A competição, válida pela temporada 2016-2017, dará acesso direto à Liga ao campeão do torneio. O vice-campeão ainda terá oportunidade de acesso. Para isso, disputará dois jogos, ida e volta, com o penúltimo do Apertura para decidir quem fica na Liga.

Para a Copa Simón Bolívar desse ano, 12 equipes estão confirmadas, mas apenas 8 começarão a disputa neste fim de semana.

Destroyers, Real América, Bermejo, Fancesa, Atlético Nacional, Quebracho, Miraflores e Universitario já iniciam a busca pelo acesso neste fim de semana. Um grupo é formado por Real América, Destroyers, Universitario e Miraflores. O outro formado por Bermejo, Fancesa, Atlético Nacional e Quebracho.

Além desses 8, que iniciarão a caminhada no próximo sábado (29), completam a competição as equipes: Ramiro Castillo, Deportivo Escara e Municipal Tiquipaya, que aguardam a decisão entre Aurora e Always Ready.

Uma impugnação existente entre essas duas equipes, que se estende desde a Copa Bolívia, está impedindo o início da disputa pelos quatro clubes que compõe o grupo B da competição.

O torneio, que terá início no próximo sábado (29), tem data prevista de término em 15 de abril de 2017. Os dois primeiros colocados de cada grupo, juntamente com os dois melhores terceiros, se classificam para segunda fase.

Dentre os estreantes na competição estão Miraflores, Deportivo Escara e Atlético Nacional. Segundo o portal Diez.bo, cinco equipes saem como favoritas ao título: Real América, Destroyers, Universitario, Always Ready ou Aurora, já que os dois últimos ainda decidem quem irá participar do torneio.

A Copa Simón Bolívar tem a supervisão da Associação Nacional de Futebol (ANF) e já foi responsável pelo ingresso de equipes como Sport Boys e Guabirá na elite do futebol boliviano.

COMPARTILHE
A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.