Foto: Divulgação/LigaPro

*Por Vinicius Fernandes

Em jogo que abriu a 21ª rodada da LigaPro Banco Pichincha, nome oficial do campeonato equatoriano, o Macará venceu o América de Quito, pelo placar de 1 a 0, no Estadio Bellavista, na cidade de Ambato, na noite desta sexta-feira (9).

Leia mais: Alianza Petrolera não sai do zero e perde chance de assumir liderança na Colômbia
Universidad de Concepción perde na abertura da rodada e segue na lanterna no Chile

Em penúltimo lugar na classificação, o time visitante começou com mais intensidade e logo aos dois minutos poderia ter inaugurado o marcador, após um chute de Daniel Valencia que desviou e bateu na trave, com Nicolás Dávila aproveitando o rebote para acertar o travessão. Aos poucos a equipe da casa igualou as ações, mas foi para o intervalo sem ter chutado uma vez sequer no gol defendido por Ramiro Perea.

No segundo tempo, o Macará arrancou com tudo, mas continua sem ser preciso, e ainda levava sustos nos ataques adversários. Aos seis minutos, Galo Corozo levou o vermelho direto por dar uma cotovelada em Daniel Segura. Com um a menos, os mandantes foram para o abafa e apostavam nas bolas paradas. Em uma delas, aos 41, Armando Gómez levantou na proximidade da marca do pênalti e Michael Estrada subiu para mandar a bola para as redes e marcar seu 14º gol na competição, definindo o placar. Ele tem um a menos que o artilheiro, o paraguaio Luis Amarilla, da Universidad Católica.

Com este resultado, o Macará, que vinha de dois empates e não perde há 13 partidas, chegou aos 46 pontos e reassumiu, provisoriamente, a liderança do campeonato, ficando dois à frente da Universidad Católica, que encara o Delfín (4º), fora de casa, neste sábado (10). Já o América permanece com apenas sete pontos ganhos e ocupa o 15º lugar.