Foto: Reprodução/Vexels

*Por Juliano Rangel

A união tecnologia e futebol vêm se apresentando como um processo irreversível, que já caiu no gosto de muitos torcedores. Dessa “tabelinha” o que não faltam são números e dados, mas você já parou para pensar em como são produzidas aquelas estatísticas apresentadas durante as transmissões na TV que também norteiam os debates pós-jogo e as conversas nas redes sociais?

Leia mais: Técnico do Pachuca revela pedido curioso de adversário diante de goleada

Ex-Boca Juniors, Pablo Pérez dá declaração polêmica na Argentina

O Futebol Latino preparou uma explicação rápida, que te ajudará a entender um pouco mais sobre esse mundo de dados, que estão à disposição de todos com o acesso na palma da mão.

Primeiro, é importante destacar que recolhimento destes dados acontece nos jogos com transmissões, seja na TV ou na Internet. Nos grandes eventos, tudo o que acontece dentre das quatro linhas é captado por cerca de 16 ou mais câmeras, dependendo da competição. Esses equipamentos são divididos em dois ou mais trilhos posicionados na parte superior dos estádios.

Cada uma dessas câmeras filma uma área específica do gramado e as imagens são enviadas em tempo real para alguns computadores. Nas tribunas do estádio, essas informações chegam aos computadores que as interpretam. A análise destes dados é feita por softwares que as reúne com as imagens.

Essa união permite que esses programas acompanhem o movimento de cada jogador com muita precisão. Ainda na parte dos computadores, eles ficam interligados a uma central de transmissão, geralmente posicionada fora dos estádios.

Com isso, são produzidas as contagens de faltas, chutes a gol, cartões, as distâncias percorridas pelos jogadores, número de passes, entre outras estatísticas, sempre atualizadas em tempo real.

Por fim, os dados mostrados durante as transmissões e que também ficam acessíveis em diversos aplicativos para celulares e computadores, são apresentados à medida que os jogadores são focalizados pelas câmeras.

Números na palma da mão

As estatísticas realmente abrem as partidas e as transformam em um jogo de dados, que você pode ter acesso por meio de vários aplicativos de um simples smartphone. Aplicativos como o SofaScore, Statszone, Footstats, Resultados, entre outros, apresentam diversos números.

Posse bola, número de passes, os famosos mapas de calor, número de finalizações, zonas por onde as equipes mais atacaram, além de notas para cada jogador são apresentadas de forma gratuita.

Confira alguns dados que essas ferramentas apresentam:

Imagem relacionada

 

Imagem relacionada

Resultado de imagem para footstats