Foto: Reprodução/Futebol Latino

*Por Juliano Rangel

A quantidade de estrangeiros nas ligas sul-americanas a cada temporada vem crescendo, dos mais diversos países eles que esquentam o mercado de transferências. Mas, você sabe o número total destes verdadeiros imigrantes da bola dos campeonatos pela América do Sul? O Futebol Latino te responde esta e outras perguntas a partir de agora.

Leia mais: Colômbia e Uruguai fazem jogo agitado, porém sem gols no Sub-20

Zagueiro Henrí Pernía espera ganhar ritmo de jogo no início de ano

Campeonato Argentino

A Superliga Argentina é o campeonato com mais estrangeiros na América do Sul. No total, são 116 jogadores de nove países do continente sul-americano e até dos Estados Unidos, Suíça e São Tomé e Príncipe. Os clubes com maior número de estrangeiros são River Plate, Independiente e Huracán, todos com sete atletas de outros países em seus planteis.

Campeonato Boliviano

A Primeira Divisão da Bolívia conta com conta com 114 estrangeiros nove países do América do Sul, além de jogadores da Espanha, Camarões, Panamá e Butão. A equipe que conta com mais estrangeiros em seu plantel é o Club Destroyers, com 12 jogadores.

Campeonato Chileno

A Liga Chilena conta com 90 estrangeiros de sete países da América do Sul, além de representantes de Cuba, Costa Rica, México e Panamá. O clube com mais jogadores de outros países é o Antofagasta, com nove.

Campeonato Colombiano

A Liga Águila apresenta 64 jogadores estrangeiros de seis países da América do Sul e também da Inglaterra, Estados Unidos, Guiné Equatorial, México, entre outros. As equipes com mais estrangeiros em seus plantéis são Rionegros Águilas, Deportivo Pasto, La Equidad e Atlético Huila, todas com cinco atletas.

Campeonato Equatoriano

Recém-criada, a Liga Pro conta com 82 jogadores estrangeiros. O campeonato possui equipes com representantes de oito países da América do Sul. O clube com mais jogadores de outros países é o Fuerza Amarilla, com oito atletas.

Campeonato Paraguaio

O Campeonato Paraguaio conta com 63 jogadores estrangeiros de seis países da América do Sul e também de Guiné-Bissau, El Salvador, Coreia do Sul, Panamá, entre outros. O clube com mais jogadores estrangeiros é o Cerro Porteño, com nove atletas.

Campeonato Peruano

A Liga Peruana apresenta 48 jogadores estrangeiros de sete países sul-americanos e também da Costa do Marfim e o Panamá. Os clubes com mais jogadores estrangeiros são Melgar, Real Garcilaso e Binacional, cada um com cinco atletas.

Campeonato Uruguaio

O Campeonato Uruguaio conta com 30 jogadores estrangeiros da Argentina, Brasil, Canadá, Honduras, México, entre outros países. O clube com mais jogadores de outros países é o Nacional, com cinco atletas.

Campeonato Venezuelano

A Liga FUTVE conta com 55 jogadores estrangeiros nesta temporada, com representantes de cinco países sul-americanos e também da Nicarágua, México, Panamá, entre outros. A equipe com mais estrangeiros em seu elenco é o Monagas, com cinco atletas.