Foto: Montagem/Futebol Latino

*Por Juliano Rangel

O futebol sul-americano se tornou um grande destino para os jogadores europeus neste ano de 2019, com as recentes chegadas de atletas como De Rossi, Pablo Marí, Juanfran e a possível vinda do atacante Mario Balotelli para o Flamengo somada aos elogios feitos pelo espanhol Cesc Fàbregas ao futebol jogado no continente ganharam os holofotes nesta última semana.

Leia mais: Por onde anda Keno, ex-Palmeiras, Paraná e Santa Cruz

Alto salário é “trunfo” do Napoli para chegar a acordo com Icardi

Pensando em todo esse novo cenário que vem se projetando, o Futebol Latino apresenta a lista dos 11 jogadores europeus que atuam nas ligas nacionais do futebol sul-americano. Confira!

ARGENTINA

DYLAN GISSI (SUÍÇA) – ATLÉTICO TUCUMAN

Resultado de imagem para DYLAN GISSI
Reprodução: Transfermarkt

Nascido na cidade de Genebra, o defensor suíço do Atlético Tucamán tem um vínculo forte com a Argentina, muito por conta de seu pai, que nos anos 90 atuou no futebol local defendendo o Estudiantes. Na Argentina, iniciou sua carreira na equipe de La Plata e defendeu clubes como Olimpo, Rosario Central, Defensa y Justicia e o Patronato. Fora do país sul-americano, atuou pelo Montpellier (França).

 

DANIELE DE ROSSI (ITÁLIA) – BOCA JUNIORS

de-rossi-pede-100-camisetas-com-seu-nome-e-numero-ao-boca-juniors-Futebol-Latino-28-07
Foto: Divulgação/Boca Juniors

Recém-chegado ao futebol argentino para defender o Boca Juniors, De Rossi chegou ao clube Xeneize depois de defender a Roma (Itália) durante 18 anos e se tornar um dos maiores ídolos da torcida do time. Com 36 anos, ele tem o desafio de defender o clube, que segundo o próprio, era um de seus desejos enquanto estivesse atuando como jogador.

 

BOLÍVIA

JUANMI CALLEJÓN (ESPANHA) – BOLÍVAR

Resultado de imagem para JUANMI CALLEJÓN
Reprodução: Diario AS

Irmão gêmeo do atacante do Napoli, José María Callejón, o espanhol que foi revelado pelo Real Madrid, desembarcou na Bolívia para defender o Bolívar, em 2013. Depois de uma rápida passagem pelo Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, ele retornou em 2018 para o clube boliviano.

 

LUIS ALÍ (ESPANHA) – BOLÍVAR

Resultado de imagem para LUIS ALÍ bolívar
Reprodução: Diez

Outro espanhol que defende as cores do Bolívar, Alí, que foi revelado UE Lleida, já passou pelo futebol brasileiro onde defendeu a Ponte Preta. Chegou ao futebol boliviano em 2014, onde também já atuou pelo San José.  Após uma rápida passagem pelo FC Hermannstadt, da Romênia, o jogador retornou a La Academia neste ano.

 

IKER HERNÁNDEZ (ESPANHA) – SAN JOSÉ

Resultado de imagem para IKER HERNÁNDEZ
Reprodução: El Correo

Mais um espanhol que atua no futebol boliviano, Iker Hernández começou na Espanha jogando pela Real Sociedad e também defendeu Athletic Bilbao, Burgos, Barakaldo, além do FC Den Bosch, Holanda. Desembarcou na Bolívia no início deste ano para defender a equipe do Bolívar, mas foi emprestado ao San José.

 

CHILE

ERICK FIGUEROA (SUÉCIA) – UNION LA CALERA

Resultado de imagem para ERICK FIGUEROA union la calera
Reprodução: Diario El Digital

O suíço revelado pelo Hammarby, Figueroa ainda defendeu em seu país equipes como Vasalund, Sirius, AFC Eskilstuna e Brommapojkarn até desembarcar no início deste ano no Chile para defender a Union La Calera.

 

COLÔMBIA

GEORGE SAUNDERS (INGLATERRA) – ENVIGADO

Resultado de imagem para george saunders envigado
Reprodução: Coney’s Loft

Cria da base do Villarreal, Saunders ainda passou na Europa por Levante e Eldesen até chegar o futebol sul-americano, em 2013. Inicialmente, defendeu o América de Cali e depois se transferiu para o Fortaleza. Retornando a Colômbia, atuou por Unión Magdalena e Patriotas até se transferir para o Envigado, em 2015.

EQUADOR

DANI NIETO (ESPANHA) – INDEPENDIENTE DEL VALLE

Resultado de imagem para DANI NIETO
Foto: Reprodução/CD Numancia

Nascido na cidade espanhola de Calvià, Nieto começou no Espanyol e defendeu Girona, Alcorcón, Barcelona B, Eibar, Xanthi (Grécia) e Numancia, até desembarcar no futebol equatoriano neste ano.

 

PARAGUAI

SANTI LUQUE (ESPANHA) – GUARANÍ

Imagem relacionada
Reprodução: Melilla Hoy

Natural da cidade de Málaga, o atacante Santi Luque passou pela base do Real Bétis e defendeu clubes como Recreativo Huelva e Tenerife até chegar ao futebol paraguaio também no início deste mês de agosto.

 

URUGUAI

BIDARI GARCÍA (ESPANHA) – PLAZA COLONIA

Resultado de imagem para BIDARI GARCÍA plaza
Reprodução: Fichajes.com

Nascido na capital Madri, defendeu clube como Leganés, La Unión e AD Parla. No futebol sul-americano, o defensor já atuou pelo Nacional de Potosí e o Rosario (Peru), até chegar neste mês de agosto ao Plaza Colonia depois de ficar sem clube.

 

VENEZUELA

RICARDO MARTINS (PORTUGAL) – CARACAS

Resultado de imagem para RICARDO MARTINS caracas
Reprodução: La Vinotinto

Nascido na cidade de Puerto de La Cruz, mas tendo dupla nacionalidade portuguesa, Ricardo Martins começou na base do Rio Ave e também defendeu equipes como Gondomar SC, GD Ribeirão e FC Famalicão, até desembarcar no futebol venezuelano. Com uma passagem de três anos pelo Anzoátegui, chegou ao Caracas em 2017.