Foto: Reprodução/Futebol Latino

*Por Juliano Rangel

O ano de 2019 promete ser com muito esporte em todo o continente sul-americana, e o futebol não ficará de fora dos grandes eventos.

Leia mais: Guerrero usa rede social para falar de único desejo para 2019

Claudio Pizarro cita ausência em Copa como momento mais díficil da vida

Pensando nisso, o Futebol Latino preparou uma lista completa com o início dos campeonatos nacionais pela América do Sul. Confira e já se programe para acompanhar:

ARGENTINA

A Superliga Argentina segue para sua reta final, além de ter as partidas que foram postergadas em 2018 sendo realizadas já no final do mês de janeiro. Os jogos que foram adiados serão realizados entre os dias 25 e 28 de janeiro e a sequência do campeonato, com a realização da 17ª rodada, começará entre os dias 1º e 4 de fevereiro.

BOLÍVIA

A Federação Boliviana de Futebol planeja realizar a primeira rodada do torneio Apertura entre os dias 12 e 13 do primeiro mês de 2019. A federação também programa o término do torneio Clausura para o dia 19 de dezembro.

CHILE

Organizado pela Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), o torneio nacional tem seu início programado para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com perspectiva de término para dia 1º dezembro.

COLÔMBIA

A Divisão Maior do Futebol Colombiano (Dimayor) já definiu as datas de início do torneio Apertura de 2019. Programada para os dias 26 e 27 de janeiro, a competição também já tem a data da grande final definida para o dia 9 de julho. Anteriormente, será realizada a Supercopa da Colômbia entre Deportes Tolima e Junior Barranquilla, nos dias 20 e 23 de janeiro.

EQUADOR

A Liga Profissional de Futebol do Equador (LPFE) já programou para os dias 8, 9 e 10 de fevereiro o início do campeonato nacional. As finais também já foram definidas, com perspectiva de ser realizada no dia 15 de dezembro.

PARAGUAI

A Associação Paraguaia de Futebol (APF) já programou o início do torneio Apertura de 2019 para os dias 22 e 23 de janeiro. A entidade também definiu as rodadas 6 e 17 para a realização dos clássicos entre Cerro Porteño e Olimpia.

PERU

A Federação Peruana de Futebol (FPF) criou uma comissão que será responsável pela organização do campeonato. O setor já programou o início do campeonato nacional para os dias 16 e 17 de fevereiro.

URUGUAI

Organizado pela Associação Uruguaia de Futebol (AUF), o torneio Apertura tem sua primeira rodada programada para os dias 2 e 3 de fevereiro. Anteriormente, será realizada a segunda edição da Supercopa Uruguaia, entre Penãrol e Nacional, no dia 27 de janeiro.

VENEZUELA

Organizado pela Federação Venezuelana de Futebol (FVF), o torneio Apertura de 2019 ainda não tem suas datas definidas, mas a expectativa é de que a abertura aconteça no mês de janeiro e o término seja no mês de julho.