SHARE
Foto: AP Photo/Natacha Pisarenko

O futebol latino-americano é conhecido pela vibração nas arquibancadas, catimba, provocação, jogo pegado, raça e como não poderia ser diferente, ele é recheado de clássicos nacionais.

Leia Mais: “Se eu tivesse jogado na Europa teria vencido a Bola de Ouro”, afirma Elías Figueroa
Meia argentino compra carro na cor do rival e recebe proibição para estacionar no clube

Ciente disso, o Futebol Latino apresenta nesta matéria, um TOP 6 dos clássicos do continente e apresenta aos torcedores as verdadeiras rivalidades do nosso futebol. Entre no clima destes duelos e se prepare para duelos de tirar o fôlego.

Boca Juniors x River Plate

Para muitos o maior clássico do mundo. Toda vez que Boca Juniors e River Plate se enfrentam, a América do Sul fica ligada nos rádios, sites e TV para acompanhar um confronto repleto de rivalidade. Nos últimos anos, os dois rivais tem se enfrentado em torneios continentais e os jogos são marcados de polêmicas. Em um deles, o túnel do River foi atingido por um spray de pimenta e os jogadores Millionarios não voltaram para o campo da La Bombonera.

Grêmio x Internacional

É o clássico mais pegado do futebol brasileiro. Em alguns momentos, o futebol fica em segundo plano. A ira chega a ser tão grande, que alguns jogadores extrapolam e acabam agredindo o rival dentro de campo, como, por exemplo, o GRE-NAL do último domingo.

Cerro Porteño x Olimpia

Os dois gigantes do futebol paraguaio protagonizam o maior clássico do país. No placar geral, o Cerro tem 31 títulos nacionais contra 40 do Olimpia. Porém, o que mais pega entre as torcidas e a tradição do Olímpia nos torneios continentais. Enquanto o time branco e preto tem três Libertadores, o rival ainda não sabe o que é uma conquista internacional

Colo-Colo x Universidad de Chile

A rivalidade entre Colo-Colo e LaU ultrapassa as quatro linhas. Os dois times mais tradicionais do futebol chileno vivem em pé de guerra. As duas diretorias fazem questão de não se falar e a negociação de jogadores é praticamente zero.

Peñarol x Nacional

Esse clássico é considerado um dos maiores não só da América do Sul, mas do mundo. Quando as duas equipes se encontram, o Uruguai para e assiste um confronto de tirar o fôlego de qualquer amante do futebol. Ambos são multicampeões, mas quem conta com a maior torcida é o Peñarol. De acordo com as últimas pesquisas, a equipe tem de 45% da preferência contra 38% do Nacional.

América x Chivas

Quando se trata de América vs Chivas Guadalajara, o México começa a viver o clima do jogo duas ou até três semanas antes do confronto. Para alguns torcedores, o título fica em segundo plano se vencer o clássico. No total, as duas equipes se enfrentaram 209 vezes com 74 vitórias para o América e 68 para o Guadalajara.