COMPARTILHAR
Sorteio-Copa-Libertadores-2017-Futebol-Latino-21-12
Foto: Divulgação/Conmebol

*Por Tiago Emanuel

Um sorteio na noite de quarta-feira definiu os grupos da Libertadores 2017, e os brasileiros já sabem o que o caminho lhes reserva. Dos oito clubes nacionais na disputa, o caminho mais tortuoso deve ser o do Botafogo. Primeiro, enfrentará o Colo Colo (CHI), e depois o vencedor de Olimipia (PAR) e Del Valle ou Municipal (PER). O feito colocaria os cariocas contra Atlético Nacional (COL), Estudiantes (ARG), Barcelona (EQU) no grupo 1.

O Flamengo também tem um desafio difícil no grupo 4. Jogará contra San Lorenzo (ARG), Universidad Católica (CHI) e o Atlético Paranaense, caso esse avance das Fases 2 e 3. O argentino River Plate pegará Emelec (EQU), Independiente Medellín (COL) e Melgar (PER). Já o atual campeão brasileiro, Palmeiras, pega Peñarol (URU), Jorge Wilstermann (BOL) e o vencedor do confronto G4.

Das 47 equipes classificadas à charmosa competição continental, apenas 32 chegarão à fase de grupos. Pela primeira vez na história haverá três fases preliminares, todas disputadas em confrontos eliminatórios de ida e volta. Os brasileiros Atlético Paranaense e Botafogo enfrentarão duas pedreiras na Fase 2 da Libertadores: o Atlético pega o Millonarios (COL) e os cariocas enfrentam o Colo Colo (CHI). Em um segundo confronto, o adversário dos paranaenses será Universitário de Sucre (BOL), Deportivo Capiatá (PAR) ou Deportivo Táchira (VEN).

O momento mais emocionante da noite foi a homenagem à Chapecoense e ao Atlético Nacional. O clube catarinense, que ficou no grupo 7, recebeu através de seu presidente, Plínio David, o título da Sul-Americana, já os colombianos receberam o troféu Fair Play, honraria concedida pela atitude respeitosa de abrir mão da disputa da final após o trágico acidente nas proximidades de Medellín. Um vídeo com momentos da Chape na Sul-Americana trouxe lágrimas aos olhos de alguns presentes, que aplaudiram efusivamente o título da Chapecoense.

No evento foi revelado o novo logo da Libertadores 2017, cuja imagem está aqui:

 

Veja como ficou a divisão dos grupos e os confrontos eliminatórios:

FASE 1: Universitario vs M. Wanderers: E1

Deportivo Municipal vs Independiente del Valle: E2

Deportivo Capiatá vs Deportivo Táchira: E3

COMPARTILHAR
A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.