COMPARTILHE
Fonte: divulgação/Twitter

*Por Tiago Emanuel

As torcidas latinas criam laços de identificação e pertencimento muito fortes com os estádios de seus clubes. Ver a casa nova de seu time do coração, ou a velha casa mais organizada e ampliada é sempre uma boa notícia. Torcedores de ao menos oito clubes da América do Sul estão felizes neste momento, pois suas equipes estão desenvolvendo novos estádios para abrigar todo o amor dos latinos pelo esporte bretão. Acompanhe a lista e veja as novidades em desenvolvimento:

– Estadio del Norte – El Alto – Bolívia

el-alto

Um dos projetos mais ambiciosos da América Latina, o estádio da cidade de El Alto, cidade próxima a La Paz, se propõe a ser o mais elevado do mundo. Se o gramado do Hernando Siles, na capital boliviana, se encontra a 3.601 metros do nível do mar, a novidade do país estará a 4.070 metros de altitude. Haja máscara de oxigênio. O projeto em desenvolvimento é da prefeitura de El Alto, e será o mais moderno do país, segundo seus idealizadores.

– La Nueva Olla Monumental – Assunción – Paraguai

cerro

Com capacidade para abrigar 45 mil torcedores, o novo estádio do Cerro Porteño será o maior e mais moderno do Paraguai. O coliseu do Cerro se localiza no bairro de Obrero e pretende ser modelo no país: “Pretendemos seguir as recomendações da FIFA dentro da realidade do Paraguai”, afirmou Alfredo Ângulo, arquiteto da obra. Em reforma desde junho de 2015, o estádio do Cerro deve estar pronto para as competições oficiais de 2017.

– Estádio Papa Francisco – Buenos Aires – Argentina

san-lorenzo

 

Homenagem ao torcedor mais ilustre do San Lorenzo, o novo campo da equipe de Almagro deve ser inaugurado em 2020. O projeto, que será o terceiro estádio do time, terá capacidade para 38 mil torcedores e será ecológico, segundo os projetistas. A construção do estádio Papa Francisco será no mesmo endereço do “Velho Gasômetro”, na Avenida La Plata.

– El monstruo de Miraflores – Cobija – Bolívia

cobija

A cidade de Cobija, ao norte da Bolívia, possui um moderno estádio, de acordo com os padrões de exigência da FIFA. A equipe da cidade, o Universitario de Pando, disputa a segunda divisão do país e agora pode receber 24 mil espectadores. Podem ser destacados os vestiários novíssimos, inclusive para os árbitros.

– Tierra de Campeones – La Plata – Argentina

estudiantes

O Estudiantes, presidido pelo ídolo Verón, pretende estrear o novo estádio em 2017. Com as obras iniciadas em 2010, a estrutura do estádio já passa pelos retoques finais. O presidente do clube ressalta a importância da modernização do estádio do Estudiantes: “O mundo esportivo terá um estádio funcional, que não seja só para um evento esportivo que sedie atividades para além do futebol”.

– Estádio Banco del Pacífico-Capwell  – Guayaquil – Equador

emelec

O estádio do EMELEC começou a ser reformado no início de 2015 e deve ser finalizado ainda no mês de dezembro. Os elétricos mandarão seus jogos em um estádio para 40 mil espectadores e será um dos melhores e mais iluminados do continente, segundo o arquiteto da construção, Vicente Estrada. A reforma também incrementou a verticalidade da visão dos espectadores e a qualidade dos vestiários.

– Estádio Bank of Palestine – Santiago – Chile

palestino

O Palestino é um bastião de resistência palestina em plena América do Sul. Criado por imigrantes do país, é patrocinado pelo Banco da Palestina e tem a audiência de muitos palestinos via web. Com a construção de seu novo estádio prevista para iniciar no fim de 2016, o Palestino terá um estádio segundo as recomendações da FIFA em menos de dois anos. O ponto a lamentar é a capacidade do novo estádio: 8.022 torcedores.

– Gran Parque Central – Montevidéu – Uruguai

nacional

O estádio do Nacional de Montevidéu receberá uma reforma capaz de colocá-lo no padrão FIFA. Se hoje a capacidade é de 26 mil espectadores, em poucos anos receberá 40 mil. As modificações serão suficientes para que sejam sediadas grandes partidas no local, como finais de Libertadores da América. Durante a reforma o Nacional não precisará jogar no Centenário, já que não será fechado o estádio em manutenção.

 

COMPARTILHE
A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.