evento-historico-exposicao-trofeu-copa-america-centenario-Futebol-Latino-29-04
Foto: Julio César Granados/José Luis Guiot/Conmebol

Depois da revelação das sedes, a definição de todos os participantes e o sorteio dos grupos, restava apenas que o grande público soubesse como seria o design do troféu que seria entregue ao campeão da Copa América Centenário, já imaginando algo especial pelo caráter do torneio.

Leia mais: Orlando City lança programa de sócio-torcedor

E, em evento que ocorreu na última quinta-feira (28) na sede da Federação Colombiana de Futebol (FCF), representantes de todos os países sul-americanos que irão integrar a competição estiveram presentes em conjunto com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, para ver a aparência da taça especial que, segundo as informações da entidade, ficará em definitivo com o campeão ao contrário do que acontece com a tradicional de outras edições.

Esse troféu que pesa pouco mais de sete quilos e possui exatos 61 centímetros tem um desenho todo trabalhado no mapa do continente americano além de, na parte frontal, levar o desenho do logotipo oficial da Copa América Centenário. Chegar a esse modelo tomou cerca de três meses por parte da empresa norte-americana contratada pela Conmebol, a EPICO Studios, e mais 98 dias para ser completamente posto em formato real pelos ingleses da London Workshops of Thomas Lyte.

Além da demonstração da taça, que contou com toda uma coreografia mostrando como se o troféu estivesse “caindo do céu” estando dentro de uma urna, houve também uma homenagem a representantes dos três maiores ganhadores da competição (Uruguai, Argentina e Brasil) e também a história da Copa América contada em informativos de slides e peças históricas expostas no local.

No discurso a respeito do evento, Alejandro Domínguez fez um paralelo do histórico da data marcante para o torneio como se também fosse um momento perfeito para que a própria Conmebol encerrasse um ciclo para se iniciar outro diferente:

“Essa é a visão que preside a Conmebol sob a nossa condução para esse segundo tempo da partida da história do futebol na América do Sul. Nossa busca e nosso guia é que o mundo dimensione o que significa ser um competidor integral. Para trás deixamos um primeiros tempo com glórias e desacertos, com com gols a favor e contra. E com vários momentos altivos.”