Na manhã dessa quinta-feira (23), o ex-jogador colombiano Delio Gamboa faleceu na cidade de Cali aos 82 anos de idade. Não foi divulgado em caráter oficial a causa do falecimento.

Leia mais: Yerry Mina vive impasse para estrear pelo Everton; Entenda
Christián Santos avança em recuperação física no La Coruña

Nascido em Buenaventura, cidade portuária a mais de 500 Km de Bogotá, “Maravilla”, como ficou conhecido nos tempos de jogador, passou por muitos dos importantes clubes do cenário colombiano além de também ter atuado no futebol do México com a camisa do Oro.

Porém, foi defendendo os gigantes da capital do país (Independiente Santa Fe e Millonarios) que ele construiu a parte mais linda da sua história profissional.

Além de ser campeão nacional tanto nos Cardinales como nos Embajadores, seu talento para fazer gols também o conduziu para ser figura relevante na seleção colombiana. Não a toa acumulou participações na Copa América em 1957 e em 1963 além de ter feito parte do grupo Cafetero que disputou o Mundial de 1962 no Chile.

Depois de sua aposentadoria, Delio Gamboa chegou a trabalhar como técnico das categorias de base do Millonarios. Porém, problemas administrativos no clube além de questões de saúde (dores nas costas e princípio de sintomas de Alzheimer) o afastaram das atividades.