federacao-venezuelana-data-retomada-futebol-pais-Futebol-Latino-16-03
Foto: Divulgação

Em ano onde uma equipe da primeira divisão preferiu abrir mão de disputar o Clausura por falta de recursos, a Federação Venezuelana de Futebol (FVF) informou por meio do seu gerente de Licença de Clubes, Daniel Pérez, que será mais exigente nas exigências mínimas aos times que quiserem atuar em competições da federação.

Leia mais: Philippe Coutinho foi indicado ao Bayern de Munique por ex-técnico
Técnico da Argentina tem momento de fúria em coletiva e discute com repórter

Durante declarações captadas ao programa Conexión Goleadora, veiculado na rádio da Venezuela Deportiva, Pérez mencionou uma série de fatores que tem como projeção de validade já para a temporada 2020. As medidas para se obter a Licença vão ser, inclusive, superiores a disputa esportiva pensando na determinação dos times que jogarão ou não a primeira divisão do futebol local.

As diretrizes estabelecidas como regras e que são baseadas nas regras fixadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vão ser trabalhadas de maneira ainda mais latente em outubro, momento onde os clubes saberão se estão de acordo com as exigências. Caso não estejam, poderão iniciar o processo de apelação.

Confira abaixo a lista de exigências para integrar o futebol profissional na Venezuela:

Em 2020

– Quatro times juvenis com direito a obrigatoriedade da presença de ambulância em todos os jogos das categorias;

– Todos os atletas com ficha médica detalhada e exames anuais de ordem clínica e odontológica;

– Times femininos jogando torneios nacionais e/ou regionais com o devido suporte técnico bem como equipamento e infraestrutura.

Em 2021

– Estádio equipado com sala de controle no estádio para monitoramento com câmeras, alimentação própria de energia elétrica, sala de exame antidoping e também de primeiros socorros;

– Cargos obrigatórios na estrutura administrativa: secretaria, diretor, responsável pelas finanças, oficial de segurança, responsável pela assessoria de imprensa, marketing, oficial de conexão com os torcedores, nutricionista, psicólogo, site e responsável pela infraestrutura.

– Fornecimento do balanço financeiro dos anos 2017, 2018, 2019 e projeção de receitas para 2020.