cronica-fl-presos-libertadores-Futebol-Latino-26-02
Foto: Divulgação/Conmebol

*Por Agência Conversion

O jogo entre Universidad Católica e Grêmio, no próximo dia 28 de março em Santiago pela Copa Libertadores da América, será o terceiro transmitido exclusivamente pelo Facebook. A rede social aposta no futebol brasileiro para avançar sua plataforma de streaming – já transmitiu Huracán e Cruzeiro, na Argentina (vitória do time mineiro por 1 a 0) e Athletico Paranaense e Jorge Wilstermann em Curitiba (goleada de 4 a 0 do clube paranaense).

Leia mais: Argentina abre mão de sediar a Copa América 2020, informa repórter
Mascherano pode rescindir o contrato na China e voltar a América do Sul

Até abril, outros dois jogos serão transmitidos: Flamengo e San José, da Bolívia, no dia 11 de abril, no Rio de Janeiro, e Melgar e Palmeiras, no dia 25, no Peru. É a primeira vez na história que o Facebook transmite jogos do torneio continental.

A rede social adquiriu os direitos de transmissão do campeonato mais importante da América do Sul de 2019 até 2022 para a ferramenta Watch – ela poderá mostrar, ao público brasileiro, 27 jogos disputados às quintas-feiras até as quartas de final.

O contrato ainda prevê que o Facebook apresente um jogo por semana (terças ou quartas-feiras), desde que ele tenha transmissão simultânea em algum canal de TV. Dessa forma, os usuários que desejarem poderão conferir as partidas por meio do notebook, smartphone ou TV.

Os acordos foram feitos com todos os países que participam da Libertadores: na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, o acordo contará com 46 jogos por ano.

Não é a primeira vez que um campeonato do continente muda de tela. Neste ano, a empresa britânica DAZN passou a transmitir, pelo Facebook e pelo YouTube, jogos da Copa Sul-Americana. A inovação foi ainda mais surpreendente porque, no primeiro jogo do Corinthians contra o Racing, da Argentina, em Itaquera, a transmissão teve a presença do técnico português José Mourinho como comentarista.

Além do Timão, Botafogo e Fluminense estão vivos na disputa da edição de 2019 da Sul-Americana. Além das redes sociais, o DAZN negociou uma parceria para transmitir os jogos também no canal aberto RedeTV!