Foto: Divulgação/Dimayor

*Por Vinicius Fernandes

Neste fim de semana tem início a Liga Águila II-2019, a edição 90 do futebol profissional colombiano. Depois do Junior campeão no primeiro semestre, agora todos sonham com o título no final do ano, o que significa a classificação à próxima Copa Libertadores da América.

Leia mais: Atual campeão da Libertadores mostra “teaser” de novo uniforme
Lateral sul-americano é observado por gigante da França

Além disso, esta Liga tem a importância de definir os demais classificados aos dois torneios continentais (Libertadores e Sul-Americana) e sentenciará os descensos.

Na primeira fase do campeonato, os 20 clubes jogam entre si em 19 rodadas e haverá uma especial, a décima, para jogar os clássicos. Ao fim das 20, se classificam os oito primeiros, que serão divididos em dois quadrangulares. Após turno e returno, o vencedor de cada passa à grande final. O primeiro e o segundo encabeçarão cada quadrangular e os demais serão sorteados.

Em caso de empate, em qualquer etapa da disputa, se produzirão os seguintes critérios

1- Melhor saldo de gols.

2- Maior número de gols a favor.

3- Maior número de gols como visitante.

4- Menor número de gols sofridos como visitante.

5- Sorteio.

O campeão da Liga I (Junior) e o campeão da Liga II serão COL 1 e COL 2 na Copa Libertadores da América de 2020. A vaga COL 3 será da equipe que não tenha sido campeã nacional e some o mais número de pontos na junção dos dois torneios. COL 4 será o campeão da Copa Colômbia. Se o Junior vencer a Liga II, o segundo com maior soma de pontos no geral também irá para o torneio continental.

Caso um time rebaixado garanta vaga na Libertadores, ela irá para o melhor colocado na tabela geral e que ainda não tenha conseguido um lugar. O mesmo acontecerá se o campeão da Copa Colômbia tiver sido campeão da Liga I ou Liga II.

Para a Copa Sul-Americana se classificarão os quatro melhores na pontuação geral e que não tenham obtido vaga na Copa Libertadores.

Cabe lembrar que para a soma geral se contam todos os pontos de todas as fases das duas Ligas.

Serão rebaixadas as duas piores colocadas na tabela de descenso, que leva em conta os últimos três anos (Liga I-2017, Liga II-2017, Liga I-2018, Liga II-2018, Liga I-2019 e Liga II-2019). No momento, os dez últimos são:

20º Alianza Petrolera: 111 pontos
19º Rionegro Águilas: 112
18º Envigado: 114
17º Cúcuta Deportivo: 115
16º Atlético Huila: 115
15º Unión Magdalena: 118
14º Patriotas Boyacá: 121
13º Jaguares de Córdoba: 121
12º Deportivo Pasto: 122
11º Atlético Bucaramanga: 126