COMPARTILHE
memoria-fl-conheca-antonio-carbajal-el-tota-Futebol-Latino-03-02
Foto: Reprodução/Alchetron

*Por Marco Aurélio da Silva Junior

Conhecido como “El Cinco Copas”, por ser recordista ao lado de Matthäus e Buffon em Copas do Mundo jogadas, Antonio Carbajal foi um dos maiores jogadores da história mexicana e um dos maiores goleiros (na minha opinião o melhor).

Leia mais: FIFA mantém punição a Bolívia nas Eliminatórias
Presidente do Cortuluá torce por saída de Miguel Borja do Nacional

Nascido dia 7 de junho de 1929, na Cidade do México, Antonio Felix Carbajal Rodríguez começou sua carreira no extinto Real España como juvenil. Após participar de alguns jogos preliminares da primeira divisão, foi convocado para compor a equipe mexicana que jogaria as Olimpíadas de Londres em 1948. Ao voltar dos jogos olímpicos, foi promovido ao profissional, permaneceu até 1950, quando o España fechou as portas, e assinou com o Club León, onde permaneceu até o fim de sua carreira.

memoria-fl-conheca-antonio-carbajal-el-tota-Futebol-Latino-03-02-2
Foto: Reprodução/Mexsport

O goleiro sempre chamou atenção por suas grandes atuações, destacava-se pela sua agilidade e saída do gol, fechava o ângulo dos atacantes. Foram 45 jogos pelo Real España, 364 com o León e 48 com a seleção mexicana. Entrou para a história por ter participado de cinco Copas do Mundo pela seleção mexicana, sendo assim o jogador que mais disputou a competição ao lado dos lendários Lothar Matthäus e Gianluigi Buffon, Alemanha e Itália respectivamente.

Dentre seus títulos estão: Campeonato mexicano – 1952 e 1956 com o Club León e Copa do México em 1958, também com “Las Panzas Verdes”. Foi eleito o melhor goleiro do século XX pela CONCACAF, mais um aspecto que mostra o quão bom era Antonio Carbajal.

Se aposentou com 37 anos de idade e se tornou treinador, treinou quatro clubes (León, Unión de Curtidores, Atletas Campesinos e Morelia). Também foi treinador de goleiros da seleção mexicana por um curto período.

Hoje, com 87 anos de idade, o ex-goleiro cuida de uma escolinha de futebol no México. Tem muitas histórias para contar, com certeza nunca sairá da história do futebol.