COMPARTILHE
Messi-melhor-do-mundo-2015-FIFA-Futebol-Latino-11-01
Foto: Divulgação/FIFA

*Por Tiago Emanuel

Lionel Messi, Gonzalo Higuaín e Paulo Dybala são finalistas do Prêmio Olimpia de Prata, concedido ao melhor atleta argentino em cada modalidade esportiva. Os citados concorrem na categoria de melhor jogador de futebol no exterior. Dos vencedores de cada uma das 40 modalidades é escolhido o dono do Olimpia de Ouro, honraria concedida ao melhor esportista argentino no ano.

Leia mais:

Messi não concorda que Barcelona seja dependente do seu futebol

Maradona quer Argentina em La Bombonera: “Se é preciso pagar aluguel, eu o pago”

O Prêmio Olimpia foi criado em 1954 e dado pela primeira vez ao piloto Juan Manuel Fangio. O Círculo de Periodistas Esportivos de Buenos Aires é responsável pela premiação, que está em sua 62ª edição.

Por sua vez, Santiago Ascacibar (Estudiantes), Fernando Belluschi (San Lorenzo) e José Sand (Lanús) estão no páreo para melhor futebolista em atividade dentro da Argentina. Nomes famosos competem em suas categorias, tais como Manu Ginóbili (basquete), Federico Delbonis (tênis) e Juan Martín del Potro (tênis).

Nos últimos 20 anos, apenas dois atletas do futebol foram agraciados com o Olimpia de Ouro: Carlos Tévez em 2004, quando atuava pelo Boca Juniors, e Lionel Messi em 2010. Único atleta capaz de se tornar tri-campeão em 2016, Ginóbili venceu por dois anos seguidos em 2003 e 2004.

A entrega das premiações ocorre no dia 20 de dezembro, no Salão Dourado do Parque Norte, em Buenos Aires. Desprestigiados na seleção, dificilmente os atletas do futebol vencerão seus pares de modalidades olímpicas na famosa festa do esporte argentino.