combinacao-confrontos-mundial-de-clubes-2016-sorteada-fifa-futebol-latino-22-09
Foto: Divulgação

Os representantes do futebol latino ficaram sabendo nessa sexta-feira (26) que o calendário de disputa do Mundial de Clubes desse ano foi definido pela FIFA. As datas foram fixadas entre os dias 11 e 21 de dezembro com uma combinação de partidas no torneio que, pela primeira vez na história, será realizado no Catar.

Leia mais: Brian Rodríguez, por valor histórico, estaria de malas prontas para a MLS
Lenda do futebol argentino manda mensagem para Daniele De Rossi

Além da edição 2019, já se sabe que em 2020 a competição de nível máximo entre clubes de todo o planeta também será em solo catari para, em 2021, modificar seu atual formato de seis para 24 clubes de acordo com o desejo da atual administração da FIFA.

Nesse momento, por parte dos clubes da América Latina, o Monterrey já tem vaga garantida por ter vencido a Liga dos Campeões da Concacaf 2018/2019 batendo, na decisão, o arquirrival Tigres. Já do lado da Conmebol, o portador da vaga virá da atual edição da Libertadores que está em meio a disputa das oitavas de final.

Em relação aos outros participantes, o inglês Liverpool (Europa), o time da Nova Caledônia, Hienghène Sport (Oceania) tem passaporte carimbado, restando apenas definição na Liga dos Campeões da África (Espérance Tunis (Tunísia) e Wydad Casablanca (Marrocos) decidem o torneio) e na Liga dos Campeões da Ásia (oitavas de final) que pode mexer também com a vaga determinada ao campeão nacional do país sede.

Isso porque o Catar possui duas equipes vivas na Champions asiática, o Al Duhail e o Al Sadd. Nesse momento, o Al Sadd está no Mundial como campeão vigente do país sede, mas pode perder a vaga caso o Al Duhail fature o torneio, preenchendo o espaço para um clube do Catar e dando a vaga que seria do vencedor continental ao vice.

Além da definição dos estádios e horários das partidas, ainda haverá um sorteio no próximo dia 16 de setembro em Zurique, na Suíça, para definir quem serão os ocupantes dos postos, nesse momento, elencados pela organizadora do torneio como A, B, C e D.

Nessa combinação, os espaços podem ser preenchidos por Monterrey, o campeão asiático, o Espérance Tunis ou o vencedor da primeira eliminatória marcada para o dia 11 de dezembro entre Al Sadd (ou o vice-campeão da Ásia) e o Hienghène Sport.

Confira abaixo o calendário pré-determinado para o Mundial de Clubes 2019:

Primeira fase

11/07

Jogo 1 – Al Sadd (ou vice-campeão da Champions asiática) x Hienghène Sport

Second round

14/07

Jogo 2 – Time A x Time B

Jogo 3- Time C x Time D

Disputa de quinto lugar

17/07

Jogo 4 – Perdedor jogo 2 x Perdedor jogo 3

Semifinal

17/07

Jogo 5 – Campeão da Libertadores x Vencedor A-B ou vencedor C-D

18/07

Jogo 6 – Vencedor A-B ou vencedor C-D x Liverpool

Disputa de terceiro lugar

21/07

Jogo 7 – Perdedor de jogo 5 x perdedor de jogo 6

Final

21/07

Jogo 8 – Vencedor de jogo 5 x vencedor de jogo 6