SHARE
(Foto Luis Álvares - El Deportivo)

*Por Rodrigo Sturaro

Após um início de carreira pouco promissor, o atacante Miguel Borja deu a volta por cima e atualmente é um dos principais goleadores do futebol mundial. Revelado pelo Deportivo Cali em 2011, o centroavante só começou a chamar a atenção com a camisa do Cortuluá em 2015, quando marcou 22 gols em 25 jogos e foi o artilheiro do Campeonato Colombiano.

Leia mais: Carlitos Tévez comemora 15 anos da sua estreia no Boca Juniors

Com permanência indefinida no Independiente Medellín, Alvarez entra na mira de outros clubes

As passagem frustradas pelo futebol italiano e argentino, com Livorno e Olimpo, respectivamente, foram determinantes para que Borja voltasse para o seu país e encarasse o desafio de recuperar seu futebol. A aposta deu certo e em menos de três anos o colombiano se tornou uma máquina de fazer gols.

Nos últimos dois anos, Borja marcou 45 gols em 89 jogos, números que garantiram a convocação para a disputa dos Jogos Olímpicos pela seleção colombiana. Aos 23 anos, o jogador do Atlético Nacional-COL figura como um dos maiores artilheiros desta temporada, atrás apenas dos craques Luis Suárez, Zlatan Ibrahimovic e Lionel Messi.

Apesar de garantir concentração total para defender o Atlético Nacional no Mundial de Clubes da FIFA, Borja sabe que diversos clubes estão interessados na sua contratação. Recentemente a mídia portuguesa apontou que o Benfica não medirá esforços para contar com o colombiano a partir da próxima janela de transferências.

Borja também desperta o interesse do Palmeiras. Muitos dirigentes alviverdes entendem que o atacante seria o nome ideal para substituir Gabriel Jesus, que foi negociado com o Manchester City-ING. Segundo a mídia colombiana, dificilmente o Atlético Nacional aceitará negociar o atleta por menos de 7 milhões de dólares (cerca de R$ 22,5 milhões).

Veja a lista dos 10 maiores goleadores da temporada:

1. Luis Suárez (URU), Barcelona (ESP) 42 gols
2. Zlatan Ibrahimovic (SUE), PSG (FRA) e Manchester United (ING) 39 gols
3. Lionel Messi (ARG), Barcelona (ESP) 37 gols
4. Miguel Ángel Borja (COL), Cortuluá (COL) e Atlético Nacional (COL) 35 gols
5. Sergio Agüero (ARG), Manchester City (ING) 31 gols
6. Cristiano Ronaldo (POR), Real Madrid (ESP) 30 gols
7. Alfredo Morelos (COL), Helsinki (FIN) 30 gols
8. Robert Lewandowski (POL), Bayern Munich (ALE) 28 gols
9. Gonzalo Higuaín (ARG), Napoli (ITA) e Juventus (ARG) 27 gols
10. Antoine Griezmann (FRA), Atlético de Madrid (ESP) 25 gols

  • Fabio Soares

    Esse Borja é craque de verdade!!! Gols de pé esquerdo, direito, tabela, penalti batido no angulo com violencia de cabeça de tudo q é jeito!
    Vai desputar com Suares como melhor centro-avante do mundo!!!
    Visto que o Ibra ja ta em fim de carreira!!