Foto: Divulgação/MLS

Se pela Copa do Brasil a temporada nacional voltou no meio de semana, a Série A do Campeonato Brasileiro tem seu retorno à partir desse sábado (13). Porém, no restante do continente, também temos a retomada do futebol oficial já que, em sua maioria, também houve paralisação em detrimento das disputas da Copa América e da Copa Ouro.

Leia mais: Ex-Corinthians, Sergio Díaz acerta com time sul-americano e é criticado por novo técnico
Fechou! Jan Hurtado é anunciado oficialmente pelo Boca Juniors

Pensando nessa situação, o Futebol Latino preparou um breve resumo pensando nos outros 11 principais torneios nacionais da região para que você fique por dentro em que pé estão as disputas que, além de proclamarem campeões nacionais, definem vaga aos torneios continentais de 2020.

Veja a seguir:

Argentina

Respeitando o calendário europeu, a Superliga Argentina 2019/2020 ainda não teve início. A previsão é de que o torneio que teve o Racing como último ganhador retorne no dia 26 de julho justamente com a Academia abrindo os trabalhos diante do Unión Santa Fe.

Bolívia

Tendo o Bolívar sido o vencedor do Apertura e garantido retorno direto a fase de grupos na Libertadores 2020, o Clausura começa nesse sábado (13) onde o primeiro jogo será entre Always Ready e Sport Boys às 16 h (horário de Brasília).

Chile

Assim como acontece no Brasileirão, o Primera División foi pausado em seu curso durante a Copa América, mas já está em estágio bem mais avançado de disputa com 14 das 22 rodadas já jogadas. O retorno das atividades no torneio onde a Universidad Católica lidera com 32 unidades (quatro a mais do que o Colo-Colo) está marcado para o dia 26 de julho com o duelo Coquimbo Unido x Universidad Concepción às 21 h.

Colômbia

O Júnior Barranquilla venceu o Apertura e, já no próximo sábado (13), se inicia o Finalización. Apesar do título dos Tiburones, aquele que farão as honras da retomada oficial serão Atlético Huila e La Equidad jogando às 17h15.

Equador

Em competição que estreia novo formato sob a direção da LigaPro (entidade administrada diretamente pelos clubes), a competição retomou suas atividades no fim de semana onde houveram as finais da Copa América e da Copa Ouro. Nesse momento, o Independiente del Valle lidera com 36 unidades seguido do Macará, que tem 35.

Os oito primeiros seguem a próxima fase que será disputado o tradicional mata-mata, sendo eles, nesse momento: Universidad Católica de Quito (34), Barcelona de Guayaquil (33), Delfín (30), LDU (25), Aucas (24) e Emelec (23).

Estados Unidos

A Major League Soccer (MLS) foi exceção a regra, já que não sofreu qualquer tipo de paralisação com os torneios continentais de seleção. Algo que, inclusive, foi criticado de maneira dura por torcedores e analistas. Com disputas definidas em Conferência Leste e Oeste, nesse momento o Philadelphia Union é o líder com 36 pontos no Leste enquanto o Los Angeles FC é o ponteiro do Oeste com 43 unidades e de melhor campanha geral.

Outros 14 times se classificam ao mata-mata chamado de MLS Cup Playoffs, sendo, por ordem de classificação no momento, DC United, Atlanta United, Montreal Impact, New York City, New York Red Bulls e Toronto FC do lado Leste além de Los Angeles Galaxy, Seattile Sounders, Minnesota United, FC Dallas, San Jose e Houston Dynamo no lado Oeste.

México

O campeão do Clausura 2019 na Liga MX foi o forte e badalado time do Tigres, superando o León na decisão. O Apertura terá seu início no dia 19 de julho com Puebla e Tijuana abrindo os trabalhos no estádio Cuauhtémoc às 21 h.

Paraguai

A bola volta a rolar em solo paraguaio nessa sexta-feira (12) com o começo do Clausura sendo protagonizado por Deportivo Capiatá e Sportivo Luqueño às 18 h. O campeão do Apertura local, mantendo sua grande fase em âmbito nacional, foi o Olimpia.

Peru

O Clausura do Descentralizado chega com a expectativa se, assim como aconteceu no Apertura mediante ao histórico título do Binacional, teremos algum clube do interior peruano desbancando o tradicional domínio dos capitalinos Universitario, Alianza Lima e Sporting Cristal. A bola volta a rolar também nessa sexta-feira (12) sob o encargo de Ayacucho e Carlos Manucci às 17h30.

Uruguai

Em fórmula diferente do antes vigente sistema de Apertura, Clausura e campeão absoluto, na volta pós-Copa América será disputado o Intermedio em solo charrua tendo o Peñarol levado mais uma vez o Apertura.

Nesse sábado, o primeiro jogo será entre Juventud e Danubio às 15 h na competição dividida em dois grupos de oito equipes cada (times de classificação par no Apertura em um grupo e classificação ímpar em outro) onde os líderes de cada chave após sete rodadas farão uma final, em partida única, definindo o campeão.

Venezuela

Após o feito histórico do Estudiantes de Mérida faturar seu terceiro título na história com o Apertura, nessa semana a Federação Venezuelana de Futebol divulgou que a data de retorno será no fim de semana dos dias 27 e 28 de julho. Entretanto, a divisão dos jogos nesses dias ainda não foi oficialmente esquematizada.