Foto: Divulgação

A Colômbia é medalha nos Jogos Pan-Americanos 2019. Após empatar no tempo normal com a Argentina por 1 a 1, a cafetera venceu nos pênaltis por 7 a 6.

O confronto

O primeiro tempo foi bem agitado no quesito disposição. Com gás para correr dentro de campo, Colômbia e Argentina dividiam todas as bolas com muito vigor, mas deixavam a técnica de lado, o que derrubava o nível do jogo.

Os gols saíram apenas na famosa bola aérea. A Colômbia abriu o marcador aos 34 minutos. No cruzamento da direita, Usme ganhou da zagueira e cabeceou no contrapé, 1 a 0. O empate da Albiceleste veio com Agustina Barroso, que desviou a cobrança de falta e mandou para o fundo da rede.

O segundo tempo teve um nível baixíssimo de qualidade. Receosas de sofrer o gol, as duas seleções pouco atacavam e o jogo ficou preso ao meio-campo. A chance mais clara veio com a Colômbia. Santos cobrou falta e a goleira argentina jogou para escanteio.

Prorrogação

Os 30 minutos finais foram cópia do segundo tempo. A precaução teve vantagem em relação ao futebol e o jogo foi morno. Em momento de rara qualidade, Santos chamou a responsabilidade, deixou a zagueira na saudade e tocou para Restrepo, que bateu de primeira e viu a bola carimbar o poste argentino.

Pênaltis

Na marca da cal a Colômbia foi mais feliz. Após chegar aos 7 a 6, Chavez mandou a cobrança da Argentina na arquibancada e deu a vitória as cafeteras.