COMPARTILHE
Reprodução: TV Foco

*Por Mônica Alvernaz

O dia 9 de novembro é especial para um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Luiz Felipe Scolari, ou simplesmente Felipão, completa 68 vida e para comemorar, vamos relembrar cinco títulos internacionais da carreira do treinador.

Leia mais: Luis Suárez esbanja simpatia e presenteia garoto com camisa do Barcelona
Insatisfeito no Boca Juniors, Tévez pode pintar em time brasileiro através de uma troca

1) Recopa Sul-Americana

Em 1987, quando comandou o Grêmio pela primeira vez, Felipão começou a ter maior projeção como treinador. No entanto, foi na sua segunda passagem no clube gaúcho, que iniciou em 1993, que o técnico ganhou diversos títulos. Entre eles, a Recopa Sul-Americana em 1996, que foi vencida em partida única diante do Independiente, pelo placar de 4×1.

2) Libertadores 

Ainda pelo Grêmio, Felipão foi campeão da Copa Libertadores da América em 1995. Na ocasião, a equipe de Luiz Felipe Scolari venceu uma e empatou a segunda partida com o Atlético Nacional, ficando com o título da competição. Quatro anos mais tarde, Felipão voltou a ser campeão da Libertadores, dessa vez com o Palmeiras. A disputa do título foi decidida na cobrança de pênaltis, após derrota do Palmeiras fora por 1×0 e vitória em casa por 2×1. Nos pênaltis, 4×3 para o time paulista e a segunda Libertadores pra conta de Luiz Felipe Scolari.

3) Liga dos Campeões da Ásia

Na mais recente das conquistas de Felipão está um título no continente asiático. Comandando o  Guangzhou Evergrande, Luiz Felipe Scolari conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em 2015. Após empatar sem gols fora, a equipe de Felipão fez valer o fator casa e venceu por 1×0 o Al Ahli, ficando com o título da competição asiática.

4) Copa das Confederações

Falar de título de Felipão sem citar sua passagem pela seleção brasileira, não dá. No ano de seu retorno à seleção canarinha, Luiz Felipe Scolari deixou de novo seu nome na história do futebol brasileiro ao vencer a Copa das Confederações em casa. Em jogo único realizado no Estádio do Maracanã, o Brasil venceu a Espanha por 3×0 e ganhou pela quarta vez a Copa das Confederações na história, a primeira sob o comando de Felipão.

5) Copa do Mundo 

Para encerrar a lista, o mais memorável título de Luiz Felipe Scolari com a seleção brasileira. A Copa de 2002, último título mundial do Brasil, foi conquistada de forma invicta pela equipe comandada por Felipão. A vitória que carimbou o pentacampeonato da seleção brasileira, em nada lembrou o 7×1 levado anos mais tarde, na segunda passagem do técnico pela seleção.

COMPARTILHE
A redação do site pioneiro em informações detalhadas a respeito do futebol na América Latina trabalha sempre para unir qualidade e dinamismo a um conceito moderno de jornalismo esportivo.