penarol-se-despede-do-apertura-uruguaio-com-derrota-fora-de-casa-Futebol-Latino-03-06
Foto: Divulgação/AUF

*Por Vinicius Fernandes

Em jogo válido pela 15ª e última rodada do Apertura uruguaio, o Peñarol foi derrotado pelo Cerro Largo, por 1 a 0, no Estadio Ubilla, na cidade de Melo.

Leia mais: 12 de Octubre faz nova vítima e segue 100% na División Intermediaria
Binacional conquista Apertura peruano por antecipação

Uma das sensações da temporada, vindo da Segunda Divisão, o Cerro Largo tinha seis desfalques: Yeferson Quintana e Fabian Píriz, que pertencem aos carboneros; Bruno Teliz, suspenso; Hugo Magallanes, Enrique Etcheverry e o argentino Mauro Luna, lesionados. No Peñarol estavam fora Cristian Rodríguez, Walter Gargano e Gastón Rodríguez, todos por lesão.

O único gol da partida foi marcado por Sebastián Sosa, aos oito minutos, de pênalti, deslocando o goleiro Kevin Dawson, o que manteve os arachanes invictos em casa.

Demais resultados:

Nacional 1 x 0 Juventud

Progreso 0 x 3 Defensor Sporting

Fénix 3 x 1 Rampla Juniors

Plaza Colonia 4 x 1 Racing

River Plate 0 x 0 Liverpool

Cerro 3 x 0 Montevideo Wanderers

Danubio 1 x 0 Boston River

O Peñarol terminou com 31 pontos ganhos, três a mais que o Fénix. Nacional, Cerro Largo e Danubio acabaram com 27 e o Montevideo Wanderers foi o sexto, com 23 pontos somados.

Agora se disputará o Intermedio, com dois grupos de oito e turno único. O primeiro colocado de cada vai à final, em partida única. Em seguida, o Clausura, em 15 rodadas e mando inverso em relação ao Apertura. Cada torneio mencionado soma pontos para a tabela anual.

Para se determinar o campeão uruguaio da temporada, se joga uma semifinal entre os campeões do Apertura (Peñarol) e Clausura, com o ganhador indo à final contra o clube que mais pontos somou no geral.