Foto: Ricardo Cassiano/Lancepress

*Por Mônica Alvernaz

Hoje com 35 anos, André Luiz Bahia dos Santos Viana nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de novembro de 1983. No mesmo estado de nascimento, o atleta começou a carreira no futebol.

Leia mais: Atacante ex-Grêmio e Botafogo comemora gol na pré-temporada em Portugal
Atlas vence Morelia, fora, e segue 100% na Liga MX

Sua trajetória profissional teve início na base do Flamengo, em 2001. No mesmo ano, André Bahia chegou à equipe profissional do rubro-negro carioca, onde atuou até 2004.

No período em que ficou no Flamengo, o zagueiro esteve em mais de 100 partidas, com cinco gols marcados. Apesar de não ter participado de títulos do Flamengo, a passagem de André Bahia pelo rubro-negro carioca foi marcante.

Tanto é que, o bom desempenho tido pelo zagueiro o credenciou a jogar fora do Brasil. Na temporada 2004/2005, André Bahia viajou para Holanda para defender o Feyenoord. No total, o zagueiro viveu mais de 200 partidas com a camisa do clube holandês. Neste período, André Bahia marcou 18 gols e faturou um título nacional com o clube.

Em 2011, o zagueiro trocou a Holanda pela Turquia e passou a defender o Samsunspor. A passagem pelo novo país, no entanto, durou apenas uma temporada. Foram 30 jogos, sem gols e sem título e um retorno para o Brasil para defender um rival do time que o revelou.

André Bahia chegou ao Botafogo, clube pelo qual jogou as temporadas de 2013 e 2014. 50 jogos, 3 gols e a conquista do Campeonato Carioca em seu primeiro ano pelo alvinegro marcaram a trajetória do zagueiro pelo clube de General Severiano. Apesar do rebaixamento no Brasileirão no final do seu segundo ano no clube, André Bahia foi elogiado pela diretoria alvinegra da época como um dos jogadores de destaque do elenco na ocasião.

Em 2015, André Bahia viajou novamente para fora do Brasil, dessa vez para o Japão, onde foi defender o Shonan Bellmare. No clube japonês, o zagueiro viveu sua mais vitoriosa fase na carreira. No total, André Bahia esteve em mais de 100 partidas, marcou sete gols e conquistou dois títulos: a Copa da Liga Japonesa e a segunda divisão no país.

No início desse ano, o Botafogo tentou trazer o zagueiro de volta ao Brasil, mas a negociação não foi a frente. No possível retorno, a dívida com o atleta, superior a 2 milhões, entraria na negociação, mas não houve acordo entre as partes e André Bahia seguiu no futebol japonês. Resta saber se haverá, por agora, alguma nova proposta para trazer o zagueiro de volta a algum clube brasileiro.