Foto: USA Today Images

*Por Mônica Alvernaz

Ilson Pereira Dias Junior nasceu em 12 de outubro de 1985 na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Foi também no estado paulista que Ilsinho, como é conhecido pelo mundo futebolístico, começou a trajetória nos gramados.

Leia mais: Las Vegas será palco da final da primeira edição da Leagues Cup
Embriagado, Cueva é flagrado urinando em aeroporto no Peru; Confira

Na base do Palmeiras, o lateral deu os primeiros passos no futebol. Ele chegou à equipe principal em 2005, mas fez poucos jogos com a camisa do clube alviverde.

Naquele mesmo ano, Ilsinho trocou o Palmeiras pelo São Paulo, atuando duas temporadas com a camisa do tricolor paulista. Neste período, o meia jogou em quase 50 partidas e balançou as redes adversárias em duas oportunidades.

Na primeira passagem pelo São Paulo, Ilsinho ainda conquistou dois Brasileirões, nos anos de 2006 e 2007, além do Mundial de Clubes em seu primeiro ano no clube. Ao final da temporada, ele acabou deixando o país pela primeira vez, rumo à Ucrânia, para defender o Shakhtar Donetsk.

Em quase 100 partidas pela equipe ucraniana, Ilsinho acumulou bons números: 14 gols, 1 Taça Ucraniana, 1 Supertaça, 1 Liga Ucraniana e 1 Europa League.

Após dois anos e meio do Brasil, Ilsinho fez o caminho inverso e retorno ao país natal para defender novamente o São Paulo. A passagem mais curta dessa vez, trouxe números mais modestos que na primeira atuação: apenas 34 partidas jogadas e cinco gols marcados.

Em 2011, ele trocou de clube dentro do Brasil e passou a defender as cores do Internacional. Embora não tenha marcado pelo Colorado, Ilsinho garantiu mais troféus para conta, quando faturou o campeonato gaúcho e a Recopa Sul-Americana daquele ano.

Foi também neste ano que o jogador trocou de vez o Brasil pelo futebol do exterior. Ele retornou ao Shakhtar Donetsk, desta vez para uma passagem mais vitoriosa.

Ilsinho atuou na Ucrânia da temporada 2011/2012 até o ano de 2015. No total, ele esteve em 80 jogos, marcou 8 gols e conquistou uma sequência de títulos: 3 Ligas Ucranianas, 2 Supertaças e 2 Taças da Ucrânia.

A troca de clube aconteceu em 2015, quando ele chegou ao país que joga atualmente, os EUA. De lá pra cá, Ilsinho veste a camisa do Philadelphia Union, equipe da MLS, principal liga local.

Embora ainda não tenha faturado nenhum caneco com a equipe norte-americana, Ilsinho vem se destacando nas quase 100 partidas em que atuou pelo clube da MLS. Desde que chegou ao Philadelphia Union, o lateral já marcou 18 gols, sendo 4 apenas nessa temporada.

Recentemente, Ilsinho foi responsável por comandar uma virada de sua equipe com direito a dois gols e uma assistência. Após o jogo, quando questionado sobre a atual fase, ele garantiu estar adaptado ao clube e à cidade em que vive, o que indica que, pelo menos por enquanto, não ocorrerá um retorno ao futebol brasileiro.