Fptp: Maurício Val / VIPCOMM

*Por Mônica Alvernaz

Ele tinha apenas 17 anos quando deu os primeiros passos nos gramados. Nasceu Guilherme Ferreira Pinto, no futebol é conhecido como Negueba. Foi no Rio de Janeiro, local onde nasceu, que ele também começou no esporte que o fez ficar conhecido nacionalmente.

Leia mais: Falcao García dá pistas sobre seu futuro no futebol europeu
Depois de Pratto, Ponzio também declara seu técnico favorito para seleção

Na base do Flamengo Negueba iniciou a carreira e também no rubro-negro carioca foi revelado profissionalmente. Ao todo, o atacante ficou sete anos consecutivos no clube da Gávea, com 60 partidas jogadas, 3 gols e um campeonato estadual.

Neste período, Negueba participou do Mundial Sub-20, quando ainda atuava pela categoria de base do Flamengo. O atacante esteve na conquista de 2011 do torneio, quando a seleção brasileira faturou o troféu da competição.

Em 2013, ele atravessou a Dutra e passou a vestir a camisa do São Paulo, clube pelo qual atuou apenas uma temporada. Por empréstimo, ele não brilhou no tricolor paulista e passou sem balançar as redes adversárias, o que o fez retornar ao Flamengo no ano seguinte.

Em uma passagem similar a anterior, Negueba faturou mais um título carioca e marcou duas vezes. Em 2015, um novo empréstimo, dessa vez para o Coritiba, por onde ficou duas temporadas. No Coxa foram 63 partidas, três gols e nenhum título conquistado.

O time paranaense chegou a comprar o passe do atacante em 2016, mas nesse mesmo ano ele foi vendido ao Grêmio, ficando por lá o restante da temporada. No tricolor gaúcho apenas 11 partidas e um gol, marcando a discreta passagem do atacante pelo clube.

O ano de 2017 foi movimentado para Negueba, que passou por três diferentes clubes: Atlético-GO, Ponte Preta e Londrina. Nos dois primeiros, ele não chegou a marcar gol. No último, por empréstimo da Macaca, ele atuou em 14 confrontos e balançou as redes duas vezes.

Ao término de seu empréstimo, ele acabou vendido para o Gyeongnam, campeão daquele ano na segunda divisão da Coreia do Sul. Vivendo sua segunda temporada pelo clube coreano, ele já acumula mais de 50 partidas disputadas e cinco gols.

Recentemente, em entrevista, Negueba se mostrou satisfeito com o atual momento e com os números conquistados pelo Gyeongnam. O atacante deixou claro que, pelo menos por enquanto, a pretensão é seguir trabalhando e fazendo história do outro lado do mundo, focando em permanecer em boa fase no segundo semestre de 2019.