COMPARTILHE
Foto: FIFA

No próximo dia 11 de dezembro, o América do México inicia sua participação no Mundial de Clubes da FIFA contra o Jeonbuk Hyundai Motors, da Coreia do Sul. Esta será a terceira participação do time mexicano no torneio desde 2005, quando ele ganhou o formato atual com times de todos os continentes.

Leia Mais: Em El Salvador, Loco Abreu anota hat-trick pelo Santa Tecla
Tévez admite que pode aceitar proposta da China, mas não descarta encerrar a carreira

No embalo do confronto, o Futebol Latino mostra o desempenho do América nas outras duas participações em 2006 e 2015. Confira:

2006 – Derrotado pelo Barcelona

Campeão da Concacaf, o time mexicano estreou no torneio diante do Jeonbuk, da Coreia do Sul, justamente o mesmo adversário desse ano e venceu por 1 a 0. O gol saiu dos pés de Ricardo Rojas, aos 33 minutos da segunda etapa. A vitória colocou o América no caminho do poderoso Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho e Deco.

Na semifinal não teve jeito. Apesar de toda força de vontade dos mexicanos, o América foi massacrado por 4 a 0 e deu adeus ao sonho do título.

Na disputa do terceiro lugar, o América sofreu nova derrota. Dessa vez, o Al-Ahly, do Egito foi o algoz e venceu o duelo por 2 a 1.

2015 – Azar Chinês

Após nove anos fora do torneio, o América voltou ao Japão para tentar surpreender o Mundo e conquistar o campeonato. Porém, o time mexicano foi muito mal na estreia e perdeu do Guangzhou Evergrande, da China por 2 a 1 e foi eliminado do torneio.

Na disputa pelo 5º lugar, a equipe venceu o Mazembe, do Congo por 2 a 1 e encerrou a sua participação de forma frustrante, mas pelo menos honrosa.