Foto: Twitter Conmebol

No primeiro jogo da tão aguardada Copa América do Centenário, a Colômbia de James Rodríguez sobrou em campo e venceu os Estados Unidos por 2 a 0. Na próxima rodada, os colombianos encaram o Paraguai. Já os donos da casa enfrentam o Panamá. Os dois jogos acontecem na terça-feira.

Leia Mais: Copa América Centenário nem começou, mas já possui problemas organizacionais
West Ham interessado em tirar Carlos Bacca do Milan

O confronto

O duelo começou com as duas seleções buscando o ataque. A animação era tão grande que aos 7 minutos a Colômbia já inaugurou o marcador com Zapata. Em cobrança de escanteio, o zagueirão escapou da marcação e pegou de primeira, 1 a 0.

Apesar da vantagem, a Colômbia continuou em cima e apostava na velocidade de Cuadrado para criar suas chances de gol. Os meias Cardona e James Rodríguez também participavam na criação das jogadas e sempre levavam perigo a zaga norte-americana.

Por outro lado, os Estados Unidos sofriam para criar as jogadas. Sem criatividade no meio de campo, o atacante Dempsey sofria e não recebia nenhuma bola em condição de finalizar. A solução encontrada pelo jogador foi recuar um pouco no posicionamento e tentar resolver sozinho.

Já que não era incomodada na defesa, a seleção colombiana resolveu se arriscar no campo de ataque e conseguiu um pênalti. Díaz fez um cruzamento e a bola pegou na mão de Yadlin. Na cobrança, James Rodríguez bateu no canto direito e balançou a rede, 2 a 0.

Segunda etapa

No segundo tempo a Colômbia voltou com a mesma disposição e continuou no campo de ataque. A primeira chance da seleção sul-americana veio com Cardona, que arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Guzan a praticar excelente defesa.

Abatido dentro de campo, o time norte-americano tinha dificuldade para entrar na zaga adversária e só conseguiu criar sua primeira chance na partida através da cobrança de escanteio. O atacante Dempsey subiu sozinho e cabeceou para o gol, mas para o azar dos Estados Unidos, Pérez tirou em cima da linha.

O lance empolgou os donos da casa que voltaram a chegar aos 18 minutos. Novamente Dempsey fez toda a jogada e sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, ele acertou o ângulo e fez Ospina se esticar todo para mandar a bola para lateral.

Mais ofensivo, o time americano ficou exposto na defesa e deixou espaço para os colombianos contra atacarem. Em um desses contra-ataques, Cuadrado novamente apareceu livre pela direita e cruzou para Bacca, que chutou prensado e quase marcou o terceiro colombiano.

Sem James Rodríguez que saiu por conta de uma lesão no ombro, o comando do meio de campo ficou com Cardona e o meia do Monterrey não decepcionou. Em lance de pura técnica, ele lançou Bacca que saiu na cara do goleiro, mas acertou o travessão.

Na reta final do jogo, a Colômbia apenas administrou o resultado e comemorou a sua primeira vitória. Enquanto isso, os norte-americanos ficaram preocupados com mais uma atuação fraca da seleção.