SHARE
Foto: Aton

A frustração perante a não-participação do Chile na próxima Copa do Mundo parece ter ficado um tanto quanto mais restrita apenas ao próprio público chileno. Pelo menos é o que concluiu uma análise de caso dos britânicos da BBC.

Leia mais: Zagueiro do Grêmio faz reclamação da arbitragem
Rubén Insúa diz que sua história com o Barcelona ainda não terminou

Segundo informou a grande cadeia de notícias do Reino Unido, diversos fatores comportamentais mostram que esse insucesso chileno foi a mais clara demonstração de que os vizinhos latinos não alimentaram qualquer tristeza ou mesmo “compaixão” com o fato.

Alguns temas são inclusos como elementos que são primordiais nesse cálculo como, por exemplo, o recente sucesso da Roja principalmente nas duas Copas América vencidas e, consequentemente, a rápida ascensão da equipe no Ranking da FIFA. Isso, de acordo com relatos, motivou um sentimento de “soberba” por parte dos chilenos.

Situações como as pichações no vestiário do Peru no Clássico do Pacífico, a “patolada” do zagueiro Gonzalo Jara em Edinson Cavani ou mesmo ofensas racistas feitas por “hinchas” do Chile desde o Mundial da África do Sul até em episódios recentes potencializam esse “ódio” dos outros países americanos.

Sobre esse último caso, inclusive, o jornalista chileno Juan Cristóbal Guarello chegou a emitir uma pesada opinião sobre desrespeito de torcedores da Roja perante a diferentes culturas:

“Não respeitamos a diferentes culturas. Não respeitamos as pessoas em seus próprios países. Na África do Sul, minha cara caiu de vergonha de como os chilenos tratavam os locais. O racismo, o classicismo. E isso também foi transferido aos jogadores.”

SHARE

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, editor do Futebol Latino e também colaborador do blog eMania.

  • Rafael

    Lembrando ainda a invasão ao centro de imprensa no Maracanã na copa de 2014. Chile x Espanha se não estou enganado.

    • Thay Lorencini

      Ainda teve tb a palhaçada que o goleiro Rojas da seleção chilena fez na copa américa de 89 contra a seleção brasileira em pleno maracanã quando fingiu descaradamente ser atingido por um sinalizador. Uma das cenas mais ridículas do futebol mundial.