Foto: Dilvugação Florida Cup

*Por Mônica Alvernaz

O mês de janeiro é sempre marcado pela preparação dos clubes para o ano que se inicia. Em busca de uma preparação física mais adequada e melhor ritmo de jogo para as competições oficiais, alguns torneios amistosos acabam como boa opção para os clubes.

Leia mais: Guabirá ainda não tem estádio garantido na Copa Sul-Americana
Falcao García é a grande meta de mercado no River Plate

No cenário latino, alguns deles tem relevância na preparação de grandes clubes. Por terem curta duração, os torneios são uma forma de um treinamento mais intenso para os atletas que retomam do recesso.

Com o passar do tempo, nem todas as competições são mantidas no calendário dos clubes, o que não tira delas a relevância durante o tempo em que foram disputadas.

Confira abaixo uma lista de cinco torneios amistosos disputados na pré-temporadas dos clubes latinos nos últimos anos.

Torneio Pentagonal de Verão
A competição é feita de maneira amistosa com os cincos principais clubes da Argentina: Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate e San Lorenzo. Em edições recentes, o Estudiantes entrou como convidado no torneio. A primeira edição ocorreu em 2001 e a última em 2017, tendo Boca e Racing como maiores campeões, com quatro canecos cada.

Torneio Verão do Uruguai
O campeonato, que teve sua primeira edição em 2009, conta com participação fixa dos rivais Nacional e Peñarol, além de dois convidados que variam, podendo ou não serem do Uruguai. Exemplo disto foi o início dele, quando a dupla Cruzeiro e Atlético-MG disputou a competição com os clubes uruguaios, tendo o Cruzeiro como campeão daquele ano. Entre os rivais locais, o Nacional leva a melhor com quatro canecos do torneio, que foi disputado pela última vez em 2016.

SuperCopa Euroamericana
A breve competição, que contou com apenas duas edições, ocorreu em 2015 e 2016 entre os campeões da Sul-Americana e da UEFA. Na primeira, o River Plate ficou com o título. Já na segunda o caneco ficou fora da América, indo para o Sevilla, que superou o Santa Fe na grande final.

Torneio Fox Sports
No cenário colombiano, o Torneio Fox Sports tem sua segunda edição marcada para começar na semana que se aproxima. Na primeira, o Independiente Santa Fe levou o título sobre o América de Cali. O torneio em 2018 ainda contou com a participação de Millonarios e Deportivo Cali. Para a edição de 2019, a mudança fica por conta da participação do Atlético Nacional, que teve incompatibilidade de agendas e não esteve na primeira edição do torneio, sendo substituído pelo Deportivo Cali. A decisão deste ano está marcada para 20 de janeiro e ocorrerá no Estádio El Campín, em Bogotá, a exemplo dos demais confrontos do torneio.

Florida Cup
Também na semana que vem terá início a Florida Cup, que ocorre nos EUA desde 2015. A competição envolve participantes de diversos países e em apenas uma edição não teve um Sul-Americano campeão. Em sua primeira disputa, o Köln levantou o caneco, nas seguintes, Atlético-MG, São Paulo e Atlético Nacional ficaram com a taça. Na edição de 2019, Ajax, Eintracht Frankfurt, Flamengo e São Paulo participam do campeonato amistoso.