brian-rodriguez-por-valor-historico-estaria-de-malas-prontas-para-a-mls-Futebol-Latino-26-07
Foto: Gastón Britos/FocoUy

Ao invés de deixar com que a imprensa trabalhasse apenas no âmbito das especulações ou mesmo das informações obtidas nos bastidores, o Peñarol decidiu falar de maneira aberta via comunicado emitido na última quinta-feira (8) sobre os valores da transferência envolvendo a ida do meia uruguaio Brian Rodríguez para o Los Angeles FC, time que disputa a Major League Soccer (MLS).

Leia mais: Com gol nos minutos finais, Zulia abre vantagem diante do Colón
Revelação sul-americana desembarca no México para assinar com novo clube

Logo de cara, o comunicado aborda os valores da transação que foram de 8 milhões de dólares (R$ 31,5 milhões). Porém, com o pagamento de intermediários e outras obrigações fiscais, o valor líquido que foi para a equipe Carbonera acabou sendo de 5,2 milhões de dólares (R$ 20,6 milhões), algo que a coloca como a maior da história do clube e, em valores totais, de todo o futebol uruguaio.

Além disso, foi divulgado que o Peñarol manteve 25% dos direitos econômicos do atleta em futura transferência além de costurar uma parceria com intercâmbio de atletas bem como a realização de confrontos de pré-temporada do Manya em solo estadunidense válida por três anos e com opção de renovação.

Veja o comunicado abaixo na íntegra:

Nas últimas horas, autoridades da nossa instituição firmaram com seus pares da Major League Soccer (MLS) e do Los Angeles F.C. (LAFC) os contratos correspondentes ao acordo entre ambos os clubes, ficando assim fechada a transferências do nosso jogador Brian Rodríguez a equipe estadunidense. 

O acordo alcançado supõe ao Peñarol a cifra de oito milhões de dólares. Desse dinheiro, deduzidos as porcentagens correspondentes ao jogador e seu representante, o montante a ser pago para a Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que corresponde abonar o clube de origem do jogador, direitos de solidariedade e impostos, aos cofres da nossa instituição ingressarão por essa transferência 5,2 milhões de dólares.

O acordo também permite ao Peñarol manter 25% do valor derivado de uma futura transferência do futebolista.

Além disso, Peñarol e o LAFC assinaram um acordo internacional por três anos, com opção de ser renovado, que inclue o intercambio de jogadores de categorias de base, as pré-temporadas do plantel principal do Peñarol em Los Angeles como parte do processo de internacionalização da marca que nosso clube vem desenvolvendo e que levou o poderoso mercado estadunidense a começar a olhar com forte interesse o trabalho das divisões de base aurinegras e ao menos uma partida durante as próximas três pré-temporadas em janeiro.

Todos os termos do acordo, incluíndo alguns pontos que ambas partes se comprometeam a manter em estrita confidencialidade confirmam que a transferência de Brian Rodríguez, um futebolista que se formou, cresceu e se mostrou ante ao grande público no Peñarol, seja a transferência recorde concretizada pelo clube até o momento, o que deve ser motivo de orgulho para nossa instituição, seus funcionários, sócios e torcedores.

O Club Atlético Peñarol defendeu ao longo de toda essa negociação o patrimônio da instituição que pertence a todos os peñarolenses.