definido-o-formato-do-campeonato-equatoriano-para-2019-Futebol-Latino-22-08-518x360
Foto: Divulgação

O futebol no Equador passa por uma profunda transformação desde o fim do último ano com a formalização da LigaPro como organizadora das principais competições e gestora das duas divisões nacionais de clubes.

Leia mais: Com nome bem inusitado, colombiano desperta curiosidade no San Lorenzo
Novo técnico da Colômbia virá ao Brasil para escolher as instalações da Copa América

A entidade, formada por dirigentes das próprias equipes, tenta distribuir de maneira mais rentável e igualitária a receita do esporte visando também o desenvolvimento mais consistente em toda a nação sul-americana. Principalmente mediante aos escândalos administrativos das últimas temporadas na Federação Equatoriana de Futebol (FEF) que reverberou, inclusive, nos contratos de direitos televisivos.

Ainda não se sabe efetivamente se a medida foi a mais acertada, mas uma questão parece certa: A escolha do novo formato de competição agrada a maioria esmagadora dos treinadores como se pode confirmar em declarações ao diário local El Comercio.

Times que fizeram a final em 2018 com vitória dos capitalinos, Pablo Repetto, técnico da LDU, e Mariano Soso, do Emelec, adotaram a mesma linha de discurso falando no benefício de não precisar mais ser campeão do Primera ou Segunda Etapa para chegar a final, permitindo um maior tempo de “encaixe” das equipes visando o melhor desempenho.

Já treinadores de equipes menos tradicionais como Luis Soler, do Deportivo Cuenca, e Eduardo Favaro, do Aucas, entendem que o benefício se torna ainda maior pensando na abertura da possibilidade de equipes com orçamentos mais modestos chegarem a instâncias maiores da competição.

Entenda o novo sistema de disputa

Em 2019, ao invés de dois turnos onde os campeões se enfrentavam no chamado Tercera Etapa, agora serão jogados dois turnos com 15 rodadas cada no sistema todos contra todos.

Ao término dessa fase, os oito melhores passam aos playoffs onde o primeiro enfrenta o oitavo, o segundo duela contra o sétimo e, assim, sucessivamente, se eliminando até a final marcada para 15 de dezembro.

Os playoffs serão com jogos de ida e volta com os times de melhor campanha fazendo a segunda partida em casa sendo o gol como visitante critério de desempate.