COMPARTILHAR
universitario-completa-94-anos-com-gravissimos-problemas-financeiros-Futebol-Latino-07-08
Foto: Reprodução/El Bocón

Um dos clubes mais importantes do futebol sul-americano e um dos baluartes do esporte no Peru, o dia 7 de agosto marca o aniversário do Universitario onde a equipe de Lima completa 94 anos de história.

Leia mais: James cedeu jatinho particular para Vidal se apresentar no Barcelona
River Plate com uma dúvida para enfrentar o Racing na Libertadores

O maior campeão nacional, o mais antigo dentre os maiores do país que disputa a primeira divisão, 43 participações em torneios continentais… tudo isso estrutura uma grande vitrine. Porém, a realidade principalmente na questão financeira da U acaba indo exatamente na contramão dessa grandeza.

A equipe chegou a alimentar boas esperanças de melhoria em relação a esse fator com a promessa de aporte feito pela empresa Marathon logo na assinatura de contrato de 4 milhões de dólares (R$ 13 milhões) para o fornecimento de material esportivo diluídos em 750 mil dólares/ano. Porém, a situação não foi suficiente para seguir afundando o clube em problemas nesse sentido.

Em maio desse ano, o clube foi novamente notificado pela Superintendência Nacional de Administração Tributária do Peru (SUNAT) em função dos grandes problemas de acúmulo de dívidas e má-distribuição de receitas. Algo que poderia ser ainda mais agravado com a repetição de campanha negativa do primeiro semestre e uma possível desastrosa queda a segunda divisão nacional.

Isso porque 80 % das receitas na atualidade estão baseadas nas cotas televisivas que possuem muito mais investimento na elite do que na Copa Peru, a segunda divisão nacional. Logo, as contas do clube chegariam a tal nível crítico que o clube seria obrigado a decretar liquidação financeira.

COMPARTILHAR
Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, editor do Futebol Latino e também colaborador do blog eMania.