Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

7 revistas para você ler sobre o futebol na América Latina

Publicações espalhadas pela América do Sul são boas leituras para mergulhar no futebol latino e seus personagens
Maradona
Foto: AFP

A precoce partida de Diego Armando Maradona em novembro de 2020 trouxe também algumas das leituras mais apaixonantes sobre o que é o futebol na Argentina, na América Latina e em todo o mundo, e o que a figura do eterno camisa 10 representa para os seus fãs como jogador e como personagem.

O parágrafo inicial do texto do Clarín, primeiro veículo de imprensa a confirmar a “notícia que marcaria uma dobradiça na história”, conseguiu emocionar a todos. As palavras tocaram desde aqueles mais alheios ao futebol e céticos quanto à divindade de quem foi Maradona, até os jovens fanáticos pelo esporte mas que não tiveram a sorte de ver a magia em campo com as camisas da seleção argentina e dos clubes onde jogou.

O texto que jornalista nenhum gostaria de ter feito dizia que “a frase que foi escrita várias vezes, mas que foi driblada pelo destino, agora faz parte da triste realidade: morreu Diego Armando Maradona.”

E esse foi só o primeiro texto e as primeiras homenagens que tomariam conta de jornais, revistas, programas de televisão e estádios ao redor do planeta. E as capas nos dias seguintes traziam muito mais do que notícias sobre o fato do falecimento de Diego, polêmicas ou sobre seus dribles e taças.

Os textos deixaram vivas as memórias de quem foi o homem que virou “Diós” por tudo o que representou, muito além do jogador que derrotou os ingleses, deu o título mundial à Argentina e levou o Napoli à conquista europeia.

A literatura “futbolera” na América Latina sempre foi marcada por textos que vão além do óbvio para emocionar os torcedores. Além das técnicas e estruturas que são ensinadas em uma faculdade de jornalismo, as revistas especializadas em futebol trazem o sentimento do esporte ao leitor.

As páginas traduzem em palavras a comoção da morte de um ídolo, a euforia da grande conquista de uma Taça Libertadores, a tristeza da derrota na final ou a simples beleza de uma história anônima dos clubes menores dos bairros espalhados pelo continente.

Com tantas revistas sobre futebol no mundo todo, o Futebol Latino selecionou sete publicações para quem gosta de ler possa apreciar também sobre o esporte bretão na América do Sul. Confira a lista!

Un Caño (Argentina)

Essa revista argentina foi publicada no formato impresso entre os anos de 2005 e 2013. Hoje, a “Un Caño” mantém a publicação no formato digital em seu site, onde aborda o futebol como parte da cultura da América do Sul em seus textos e reportagens.

Túnel (Uruguai)

A revista “Túnel” é uma referência em contar os detalhes das histórias, da cultura e da identidade do futebol uruguaio, um dos mais apaixonantes do mundo. A publicação é impressa a cada dois meses e mantém um catálogo digital em seu site, onde as matérias, reportagens e entrevistas com personagens do futebol do Uruguai também vão ao ar.

Corner (Brasil)

Em 2018, a “Corner” se lançou no mercado de revistas em meio a uma crise de publicações impressas e esportivas no Brasil. Mesmo assim, em 2020 chegou à sua 12ª edição. Em suas capas, personagens como Diego Lugano, Juan Pablo Sorín, Reinaldo, Cristiane e Alex. Nas páginas internas, perfis dos craques e histórias do futebol além das quatro linhas no Brasil, nas Américas e no mundo. Suas edições podem ser adquiridas no seu site, que conta também com reportagens digitais.

De Cabeza (Chile)

A chilena “De Cabeza” é um mergulho profundo do leitor no que é o futebol além do tradicional noticiário, dos resultados, tabelas e mesas redondas na televisão. A revista, que saía em edições trimestrais, presenteou o seu público com histórias do futebol que nem sempre interessam ao grande público. A publicação independente parou de circular em 2018 e todo o seu acervo é disponibilizado gratuitamente na internet.

El Escorpión (Colômbia)

A Colômbia viu surgir no início da década a revista “El Escorpión”, que fazia alusão à icônica defesa do goleiro René Higuita em seu nome e tratava o futebol como cultura. Mas ela teve vida curta e não está mais no ar nem no formato virtual. Hoje, o acervo de suas edições impressas ainda pode ser encontrado na internet.

Don Julio (Argentina)

Cada publicação da revista “Don Julio” é para ser guardada no acervo de colecionadores apaixonados pelo esporte. Cada uma de suas seis publicações, que foram impressas até 2018, contam 11 histórias sobre a cultura do futebol e seus personagens. As edições podem ser encomendadas virtualmente pelas páginas da revista.

El Gráfico (Argentina)

A revista “El Gráfico” é, com certeza, a mais icônica entre as publicações sobre futebol da América Latina e talvez de todo o mundo. Sua primeira publicação foi em 1919 e foi impressa até o ano de 2018, quando teve a sua última edição em papel. Com quase 100 anos de história, as suas capas são verdadeiros posters para todos amantes do futebol. Hoje, ela segue com publicações diárias em seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Futebol Latino sabe que a alegria do esporte bretão do continente americano é bem mais do que Brasil, Argentina e Uruguai. Isso porque o amante da bola quer mesmo é saber de tudo, desde a final do Brasileirão até a 5a rodada do Peruano, com a mesma seriedade e com a mesma paixão. Leia Mais

Entre em contato conosco: comercial@futebolatino.com.br

© Futebol Latino - Todos os Direitos Reservados - 2019 | Por Diegão ©