Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Bundesliga relembra curiosos apelidos de atletas dados por narrador colombiano

bundesliga-relembra-curiosos-apelidos-dados-por-narrador-colombiano-Futebol-Latino-21-05
Foto: Divulgação

O estilo comunicativo da crônica esportiva latina possui algumas particularidades que a tornam, por inúmeras oportunidades, mais descontraídas e voltadas ao entretenimento do que em outras partes do globo. Foi assim que, nos anos 80, o narrador colombiano Andrés Salcedo deu um “toque especial” a retransmissão da Bundesliga para países como Colômbia, Chile, Venezuela e Peru.

Leia mais: Ex-Atlético-MG relembra trágica morte do irmão e promessa feita a si mesmo
Nova polêmica! Jorge Valdivia dispara contra dirigentes do Colo-Colo

Mal sabia o próprio que, nas décadas seguintes, a liga se tornaria uma verdadeira potência mundial onde mesmo clubes como o Union Berlin, da capital do país, só teriam a chance de “adentrar” mediante muito esforço. 

Um dos recursos mais aplicados pelo narrador foi a imputação de curiosos apelidos a alguns dos principais nomes na história do futebol germânico, algo que a versão em espanhol do site oficial da liga alemã destacou na última quarta-feira (20).

Em alguns dos casos, o próprio Andrés deu seu depoimento para explicar de maneira detalhada o que viu de especial nos jogadores que o motivou ao “batismo” de nomes então inimagináveis. Com direito, aliás, a uma roleta de emoções quando chegou a ficar frente a frente com um de seus “alvos”.

Confira abaixo alguns exemplos

Karl-Heinz “Chapeuzinho Vermelho” Rummenigge

“Me ocorreu que, por suas bochechas tão vermelhas, parecia a Chapeuzinho Vermelho que escapava dos defensores que os esperavam com um machado.”

Pierre “Migalha” Littbarski e Thomas “Feijão” Hassler

Nos dois casos, a estatura diminuta foram os motivadores de nomes importantes na história de Colônia e Borussia Dortmund, respectivamente. Enquanto o mais comum era notar atletas altos e com porte atlético notório, os “baixinhos” de 1,67 m e 1,66 m conseguiam se sobressair na base da habilidade.

Stefan “O Policial” Kuntz

No caso do atacante por duas vezes artilheiro da Bundesliga (1986, quando defendia o Uerdingen 05, e em 1991 com a camisa do Kaiserslautern), existem duas teorias aceitas como as prováveis causas do apelido.

A primeira seria em relação a informação (jamais confirmada) de que o ex-jogador teria feito cursos para se tornar policial antes da profissionalização como atleta. Já a segunda delas se refere ao portentoso bigode que ele ostentava, algo que lhe dava um ar clássico de detetive.

Roland “O Carvoeiro” Wohlfarth 

O histórico matador do Bayern de Munique ganhou esse apelido pura e simplesmente por sua região de nascimento, a Renânia do Norte-Vestfália. Isso porque, historicamente, a região é conhecida por sua atividade econômica bastante voltada a extração de carvão.

Paul “O Homem das Cavernas” Steiner

Com físico típico dos atletas alemães, porém com barba cheia e bastante peludo, Andrés Salcedo não duvidou a relacioná-lo com o esteriótipo do autêntico homem das cavernas. O que ele não imaginou foi que teria um encontro (felizmente bem-humorado) com o atleta em um restaurante: “Eu não sabia que ele falava espanhol porque ele era muito amigo de um argentino que tinha um restaurante onde íamos comer às sextas-feiras. O argentino quis me pregar uma peça porque disse que Steiner me esperava em uma das mesas e, quando o vejo, ele me deu um olhar fulminante muito bravo pelo apelido. Até que ele soltou uma gargalhada e me abraçou.”

Felix “O Boricua” Magath

A relação do apelido do grande nome que marcou época no Hamburgo está diretamente ligada a um país da América Latina, Porto Rico. Isso porque, pelo fato de ser filho de pai portorriquenho, Magath acabou apelidado de Boricua, gentílico usado geralmente para habitantes do pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2019