Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Clubes enfrentam dificuldades com calendário apertado e excesso de torneios

clubes-enfrentam-dificuldades-com-calendario-apertado-e-excesso-de-torneios-Futebol-Latino-11-06
Foto: Juan Ignacio Roncoroni/POOL/AFP

*Por Agência Conversion

A temporada de 2020 foi complicada para os esportes, mas, em compensação, em 2021 as organizações responsáveis pelos torneios tentam tirar esse atraso todo de uma vez. Com o calendário de jogos bastante apertado, agora os clubes também enfrentam outra dificuldade: perder jogadores-chave de seus elencos para suas respectivas seleções, principalmente por conta do excesso de torneios em andamento (Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022) ou prestes a começar, como as Olimpíadas de Tóquio e a Copa América.

Soccer 300x250

Leia mais: Visando as Olimpíadas, Brasil goleia Rússia em amistoso na Espanha
Meio-campista está de volta ao clube onde foi campeão da Libertadores
Loco Abreu encerra a sua carreira como jogador profissional

A primeira rodada do Brasileirão teve início no fim de maio e alguns times já começaram desfalcados como foi o caso do Palmeiras (sem o goleiro Weverton) e do Flamengo (sem o meia Everton Ribeiro e o atacante Gabigol), que tiveram alguns jogadores convocados para a Seleção Brasileira. Os citados ainda perdeu outras peças do elenco para outras seleções, como o paraguaio Gustavo Gómez e o uruguaio Matias Viña além do Flamengo que viu Isla (seleção do Chile), Arrascaeta (seleção do Uruguai) e Piris da Motta (seleção do Paraguai) se tornarem desfalques forçados.

Sem algumas de suas estrelas, esses times se encontram em uma posição difícil nas rodadas iniciais do Brasileirão e também no mata-mata da Copa do Brasil. Não existe expectativa de melhora tão cedo já que, além dos jogos que ocorreram pelas Eliminatórias, a Copa América começa já no próximo domingo (13). No próximo mês, ainda haverá as Olimpíadas que poderão desfalcar os times também para as oitavas da Copa Libertadores.

O River Plate também não está em uma situação fácil, já que perdeu Franco Armani, Gonzalo Montiel e Julián Alvarez para a seleção argentina e pode acabar tendo o time desfalcado nas oitavas de final da Liberta. A LDU é outro clube que vem enfrentando maus bocados com transição de técnico e o desfalque do lateral-direito Pedro Perlaza, que foi chamado para a seleção equatoriana.

Além do problema do elenco incompleto, os clubes precisam lidar com a possibilidade de seus jogadores se lesionarem durante a passagem pela seleção como ocorreu com o atacante Gabigol, diagnosticado com um edema na perna direita após a última partida marcada das Eliminatórias. Assim, o jogador desfalcou o Flamengo na partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil onde Rodrigo Muniz, o substituto, marcou o único gol da vitória carioca por 1 a 0 no Couto Pereira.

Para prevenir esse tipo de problema, os clubes deverão fazer investimentos maiores em profissionais formados em uma faculdade de educação física, que sejam preparados para auxiliar os atletas com seu condicionamento físico e, dessa forma, diminuir os riscos de lesões. Isso também é importante para garantir a segurança do elenco que fica; afinal, muitos jogadores que antes estavam no banco de reservas se tornarão titulares e isso já requer outro tipo de preparação para as partidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Futebol Latino sabe que a alegria do esporte bretão do continente americano é bem mais do que Brasil, Argentina e Uruguai. Isso porque o amante da bola quer mesmo é saber de tudo, desde a final do Brasileirão até a 5a rodada do Peruano, com a mesma seriedade e com a mesma paixão. Leia Mais

Entre em contato conosco: comercial@futebolatino.com.br

© Futebol Latino - Todos os Direitos Reservados - 2019 | Por Diegão ©