Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Print

Como clubes europeus monitoram craques sul-americanos

Em busca de negócios cada vez mais assertivos, os times utilizam tecnologias para aperfeiçoar o trabalho dos famosos “olheiros” de craques sul-americanos
como-clubes-europeus-monitoram-craques-sul-americanos-Futebol-Latino-25-07

*Por TrustHunter

Espalhados por diversos campeonatos de futebol, alguns profissionais que representam clubes do exterior dividem sua atenção entre partidas e anotações feitas sobre determinado jogador. O famoso “olheiro” está presente há muito tempo no mercado futebolístico.

Leia mais: Presidente da La U promete conversa com Johnny Herrera: “Merece o nosso respeito”
Cachorro “atrevido” e gato “habilidoso” roubam a cena no futebol latino

Eles atuam observando jogadores de futebol para identificar bons negócios para os clubes que representam. Costumam acompanhar desde as categorias infantis e juniores até jogadores da equipe profissional, sempre analisando características que possam dar mais segurança a um investimento na hora da contratação.

De acordo com o portal MAGODATECNOLOGIA, com o avanço das tecnologias no futebol, como softwares de scouting, essa profissão está passando por mudanças, ganhando novas características e formas de trabalhar. A função do olheiro deixou de ser somente a de ficar sentado na arquibancada assistindo a um jogo ou a um treino e fazendo anotações.

Ainda segundo o site, também por conta da tecnologia, uma outra figura que vem ganhando cada vez mais importância nos clubes é a do analista de desempenho.

Os jogadores de futebol se tornaram grandes ativos dos clubes e hoje são investimentos caros e com alto risco. Por isso, os executivos de clubes europeus não querem mais apenas um relatório de observação dos olheiros, mas querem ver um perfil mais completo, principalmente de jogadores jovens, que ainda estão aparecendo para o futebol.

Saber a altura máxima que o atleta pode chegar, peso, percentual de gordura corporal, mapa de calor no campo, pontuação em testes de desempenho e condicionamento físico, são algumas das informações obrigatórias que os olheiros, hoje em dia, têm que levantar. Tudo para que os executivos e empresários possam identificar e calcular o valor de mercado que aquele jogador pode chegar a ter.

Softwares de scouting

O principal aliado dos olheiros no futebol atualmente são os softwares de scouting, programas utilizados para controlar a quantidade dos fundamentos realizados em atividades como treinos táticos e partidas de campeonato. Avaliando não só o desempenho individual de determinado jogador, mas também da atuação coletiva.

Com esses softwares, os clubes europeus conseguem automatizar as análises e gerar dados de formas mais rápida e certeira, não precisando necessariamente acompanhar o jogador in loco, deixando que os olheiros ganhem tempo na busca de jogadores em todo o mercado sul-americano.

Outras vantagens existentes nesses programas são a realização de análises imparciais, sem qualquer tipo de preferência, e a geração de dados estatísticos que traçam a evolução dos atletas.

Para não ficarem atrás das equipes do exterior, times brasileiros também estão investindo nesses programas. As principais equipes do país estão buscando não perder bons jogadores jovens que surgem em equipes menores do continente, diretamente para equipes da Europa.