Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Confira os clubes latinos que já participaram do Troféu Joan Gamper

Além da homenagem que irá receber, a Chapecoense se tornará sexto clube brasileiro a disputar o torneio

*Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino

Hoje, quando a Chapecoense entrar no gramado do Estádio Camp Nou, em Barcelona, ela se tornará a 14ª equipe do futebol latino a disputar o Troféu Joan Gamper. Confira a lista dos clubes que já participaram do torneio:

BOCA JUNIORS

Participante da segunda edição do torneio, em 1967, o Boca Juniors foi derrotado nas semifinais para o Atlético de Madrid por 2 a 0. Na disputa pelo 3º lugar venceu o Bayern de Munique por 1 a 0.

No torneio de 1977, a equipe de Buenos Aires foi derrotada, nas semifinais, pelo Schalke 04 por 1 a 0. Disputando o terceiro lugar, o Boca venceu o SK Slovan Bratislava, por 2 a 1.
Retornando a competição, em 1984, o Boca foi derrotado pelo Barcelona com uma goleada de 9 a 1. Na disputa pelo 3º lugar, vitória sobre o Aston Villa por 2 a 0.

Em 2003, o Boca enfrentou o Barcelona já no formato atual. As duas equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis vitória do Barcelona 5 a 3.

Em 2008, nova vitória do Barcelona sobre a equipe de Buenos Aires, pelo placar de 2 a 1.

FLAMENGO

Primeiro brasileiro a participar do torneio, o Flamengo enfrentou, nas semifinais do torneio de 1968, o Athletic Bilbao, no qual venceu por 1 a 0. Na decisão, jogando contra o Barcelona, a equipe foi derrotada por 5 a 4.

ESTUDIANTES

A equipe de La Plata participou do torneio em 1969. Nas semifinais foi derrotada para o Zaragoza, pelo placar de 3 a 2. Na disputa pelo 3º lugar, o clube argentino perdeu para o SK Slovan – atual Slovan Bratislava da Eslováquia – pelo placar de 2 a 1.

CHACARITAS JUNIORS

Participante da edição de 1971, o Chacaritas Juniors venceu, nas semifinais, o Bayern de Munique por 2 a 0. Na decisão, contra o Barcelona, derrota por 1 a 0.

VASCO DA GAMA

Pelo torneio de 1972, o Vasco enfrentou, nas semifinais, o Borussia Mönchengladbach e foi derrotado por 3 a 0. Na disputa do 3º lugar, a equipe carioca foi derrotada pelo Barcelona, nos pênaltis, por 5 a 4.

No torneio de 1980, o Vasco avançou da fase semifinal, após vencer o River Plate por 3 a 2. Na decisão contra o Barcelona, derrota por 3 a 2.

Um ano depois, o Vasco retornou ao torneio. Nas semifinais, derrota para o Barcelona, por 1 a 0. Na disputa do 3º lugar, vitória por 2 a 1 sobre o Ipswich Town.

SAN LORENZO

Participante da edição de 1973, a equipe foi derrota, nas semifinais, pelo Borussia Mönchengladbach, por 1 a 0. Disputando o 3º lugar, a equipe argentina venceu o Deportivo Municipal, nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 1 a 1 na prorrogação.

O San Lorenzo ainda disputou o torneio em 1995. Nas semifinais, venceu o Feyenoord por 4 a 1. Na decisão, derrota para o Barcelona por 5 a 1.

Um ano depois, o clube retornou ao torneio. Nas semifinais, derrota para o Barcelona por 2 a 0. Disputando o 3º lugar, a equipe da cidade de Almagro, perdeu para o Anderlecht por 3 a 2.

DEPORTIVO MUNICIPAL

Em 1973, o Deportivo perdeu para o Barcelona por 5 a 0, na disputa das semifinais. Jogando pelo 3º lugar, a equipe foi novamente derrotada pelo San Lorenzo, dessa vez nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 1 a 1 na prorrogação.

BOTAFOGO

Terceiro clube brasileiro a participar do torneio, o Botafogo foi derrotado pelo Colônia, por 2 a 1, nas semifinais da edição de 1978. Na disputada do 3º lugar, nova derrota por 3 a 2, para o Barcelona.

RIVER PLATE

Participante da edição de 1980, o River foi derrotado pelo Vasco, nas semifinais, por 3 a 2. Na disputada do 3º lugar, vitória, nos pênaltis, sobre o PSV por 4 a 2, após empate no tempo normal em 0 a 0.

INTERNACIONAL

Participante da edição de 1982, o Internacional foi o primeiro clube de fora da Europa a conquistar o torneio. Nas semifinais a equipe de Porto Alegre venceu o Barcelona, nos pênaltis, por 4 a 1. Na grande final, vitória sobre o Manchester City por 3 a 1.

Voltando a disputar o torneio, em 1989, o Internacional não conseguir repetir o feito de sete anos antes. Nas semifinais, derrota para KV Mechelen por 3 a 1. Na disputada do 3º lugar, derrota para o Barcelona por 1 a 0.

Em 1991, a equipe de Porto Alegre retornou ao troféu. Nas semifinais derrota, por 2 a 1, para o Olympique de Marseille. Na disputada pelo 3º lugar contra o Rapid Viena, vitória por 2 a 0.

PEÑAROL

Única equipe uruguaia a ter disputado o torneio, o Penãrol participou do troféu em 1988. Nas semifinais derrota para o Barcelona por 2 a 1. Na disputa do 3º lugar, vitória nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 3 a 3 no tempo normal.

SANTOS

Disputando o troféu pela primeira vez, em 1998, o Santos enfrentou o Barcelona. No tempo normal, empate em 2 a 2. Nos pênaltis, vitória da equipe da casa por 5 a 4.

Após se enfrentarem na final do Mundial de Clubes de 2011, o Santos reencontrou o Barcelona, em 2013, para a disputa do torneio. No jogo, uma sonora goleada da equipe da casa por 8 a 0, que também foi marcada pela estréia do atacante Neymar no Camp Nou.

LEÓN

Último clube latino a participar do torneio, o León enfrentou o Barcelona pela edição de 2014 do troféu. Com a bola rolando, a equipe mexicana foi goleada pelos donos da casa por 6 a 0.

error: Futebol Latino 2019