Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Confira os clubes latinos que já participaram do Troféu Joan Gamper

Foto: Twitter Chapecoense

*Juliano Rangel – Colaborador do Futebol Latino

Hoje, quando a Chapecoense entrar no gramado do Estádio Camp Nou, em Barcelona, ela se tornará a 14ª equipe do futebol latino a disputar o Troféu Joan Gamper. Confira a lista dos clubes que já participaram do torneio:

BOCA JUNIORS

Participante da segunda edição do torneio, em 1967, o Boca Juniors foi derrotado nas semifinais para o Atlético de Madrid por 2 a 0. Na disputa pelo 3º lugar venceu o Bayern de Munique por 1 a 0.

No torneio de 1977, a equipe de Buenos Aires foi derrotada, nas semifinais, pelo Schalke 04 por 1 a 0. Disputando o terceiro lugar, o Boca venceu o SK Slovan Bratislava, por 2 a 1.
Retornando a competição, em 1984, o Boca foi derrotado pelo Barcelona com uma goleada de 9 a 1. Na disputa pelo 3º lugar, vitória sobre o Aston Villa por 2 a 0.

Em 2003, o Boca enfrentou o Barcelona já no formato atual. As duas equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis vitória do Barcelona 5 a 3.

Em 2008, nova vitória do Barcelona sobre a equipe de Buenos Aires, pelo placar de 2 a 1.

FLAMENGO

Primeiro brasileiro a participar do torneio, o Flamengo enfrentou, nas semifinais do torneio de 1968, o Athletic Bilbao, no qual venceu por 1 a 0. Na decisão, jogando contra o Barcelona, a equipe foi derrotada por 5 a 4.

ESTUDIANTES

A equipe de La Plata participou do torneio em 1969. Nas semifinais foi derrotada para o Zaragoza, pelo placar de 3 a 2. Na disputa pelo 3º lugar, o clube argentino perdeu para o SK Slovan – atual Slovan Bratislava da Eslováquia – pelo placar de 2 a 1.

CHACARITAS JUNIORS

Participante da edição de 1971, o Chacaritas Juniors venceu, nas semifinais, o Bayern de Munique por 2 a 0. Na decisão, contra o Barcelona, derrota por 1 a 0.

VASCO DA GAMA

Pelo torneio de 1972, o Vasco enfrentou, nas semifinais, o Borussia Mönchengladbach e foi derrotado por 3 a 0. Na disputa do 3º lugar, a equipe carioca foi derrotada pelo Barcelona, nos pênaltis, por 5 a 4.

No torneio de 1980, o Vasco avançou da fase semifinal, após vencer o River Plate por 3 a 2. Na decisão contra o Barcelona, derrota por 3 a 2.

Um ano depois, o Vasco retornou ao torneio. Nas semifinais, derrota para o Barcelona, por 1 a 0. Na disputa do 3º lugar, vitória por 2 a 1 sobre o Ipswich Town.

SAN LORENZO

Participante da edição de 1973, a equipe foi derrota, nas semifinais, pelo Borussia Mönchengladbach, por 1 a 0. Disputando o 3º lugar, a equipe argentina venceu o Deportivo Municipal, nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 1 a 1 na prorrogação.

O San Lorenzo ainda disputou o torneio em 1995. Nas semifinais, venceu o Feyenoord por 4 a 1. Na decisão, derrota para o Barcelona por 5 a 1.

Um ano depois, o clube retornou ao torneio. Nas semifinais, derrota para o Barcelona por 2 a 0. Disputando o 3º lugar, a equipe da cidade de Almagro, perdeu para o Anderlecht por 3 a 2.

DEPORTIVO MUNICIPAL

Em 1973, o Deportivo perdeu para o Barcelona por 5 a 0, na disputa das semifinais. Jogando pelo 3º lugar, a equipe foi novamente derrotada pelo San Lorenzo, dessa vez nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 1 a 1 na prorrogação.

BOTAFOGO

Terceiro clube brasileiro a participar do torneio, o Botafogo foi derrotado pelo Colônia, por 2 a 1, nas semifinais da edição de 1978. Na disputada do 3º lugar, nova derrota por 3 a 2, para o Barcelona.

RIVER PLATE

Participante da edição de 1980, o River foi derrotado pelo Vasco, nas semifinais, por 3 a 2. Na disputada do 3º lugar, vitória, nos pênaltis, sobre o PSV por 4 a 2, após empate no tempo normal em 0 a 0.

INTERNACIONAL

Participante da edição de 1982, o Internacional foi o primeiro clube de fora da Europa a conquistar o torneio. Nas semifinais a equipe de Porto Alegre venceu o Barcelona, nos pênaltis, por 4 a 1. Na grande final, vitória sobre o Manchester City por 3 a 1.

Voltando a disputar o torneio, em 1989, o Internacional não conseguir repetir o feito de sete anos antes. Nas semifinais, derrota para KV Mechelen por 3 a 1. Na disputada do 3º lugar, derrota para o Barcelona por 1 a 0.

Em 1991, a equipe de Porto Alegre retornou ao troféu. Nas semifinais derrota, por 2 a 1, para o Olympique de Marseille. Na disputada pelo 3º lugar contra o Rapid Viena, vitória por 2 a 0.

PEÑAROL

Única equipe uruguaia a ter disputado o torneio, o Penãrol participou do troféu em 1988. Nas semifinais derrota para o Barcelona por 2 a 1. Na disputa do 3º lugar, vitória nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 3 a 3 no tempo normal.

SANTOS

Disputando o troféu pela primeira vez, em 1998, o Santos enfrentou o Barcelona. No tempo normal, empate em 2 a 2. Nos pênaltis, vitória da equipe da casa por 5 a 4.

Após se enfrentarem na final do Mundial de Clubes de 2011, o Santos reencontrou o Barcelona, em 2013, para a disputa do torneio. No jogo, uma sonora goleada da equipe da casa por 8 a 0, que também foi marcada pela estréia do atacante Neymar no Camp Nou.

LEÓN

Último clube latino a participar do torneio, o León enfrentou o Barcelona pela edição de 2014 do troféu. Com a bola rolando, a equipe mexicana foi goleada pelos donos da casa por 6 a 0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2019