Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Decidido! Futebol argentino tem data e formato para retomada

decidido-futebol-argentino-tem-data-e-formato-para-retomada-Futebol-Latino-28-08
Foto: Divulgação/Liga Profissional de Futebol

Em relação ao planejamento dos órgãos responsáveis por esquematizar a retomada do futebol argentino, tudo foi devidamente acertado para que a Liga Profissional de Futebol (LPF) realize a sua primeira edição à partir do próximo dia 27 de setembro e termine em 19 de dezembro.

Leia mais: Uruguaio: Líder novo e vitória do Peñarol marcam rodada de quinta-feira
Paraguaio: Libertad tropeça em dia marcado pelos empates na 16ª rodada

Um dos pontos centrais que haviam sido motivo de descontentamento por parte de alguns clubes importantes do país como a “rodada de clássicos” acabou sendo reconsiderada pela organização, modificando a ordenação do torneio.

Com isso, o formato da Copa LPF 2020 chegou a um formato acordado entre os clubes e a entidade. Restando, como último passo, a aprovação via Comitê Executivo e do Governo Nacional, algo que pode acontecer em reunião inicialmente programada para o próximo dia 3 de setembro. A ideia da LPF para o preenchimento de datas até o fim do ano foi traduzida com a criação de um torneio no sistema mata-mata onde, independente do desempenho na primeira fase, uma equipe pode acabar o ano com um título e até mesmo vaga na Copa Sul-Americana de 2022.

A primeira fase contará com seis grupos de quatro clubes cada onde haverão jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas, tendo Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate, San Lorenzo e Vélez Sarsfield como os cabeças-de-chave.

Os demais potes para o sorteio dos grupos estão divididos como Colón, Estudiantes, Gimnasia, Newell’s Old Boys, Rosario Central e Unión Santa Fe (Santa Fe e La Plata); Aldosivi, Atlético Tucumán, Central Córdoba, Godoy Cruz, Patronato e Talleres (Interior); Argentinos Juniors, Banfield, Defensa y Arsenal, Huracán e Lanús no pote referente a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA).



Dentro dessa divisão, após a disputa da primeira fase, enquanto os dois primeiros de cada fase irão para a disputa da Copa Campeão da LPF 2020, os dois últimos de cada chave entrarão na disputa da Complementação da Copa 2020.

No caso da Copa Campeão da LPF, os 12 classificados serão divididos via sorteio entre dois grupos com seis equipes cada onde o critério já estabelecido será entre três integrantes como líderes da primeira fase e três clubes que avançaram em segundo. Nessa etapa, depois de disputa em turno único, os campeões de cada grupo se enfrentam na decisão da Copa da LPF em campo neutro com partida única onde o empate leva as penalidades. Além da taça, o clube se classificará para a Libertadores 2021 como Argentina 2 ou, no caso do Boca Juniors, garantir espaço na Sul-Americana 2022 por já ter vaga na Liberta de 2021.

O sistema de disputa da Complementação da Copa segue o mesmo roteiro da Copa Campeão, diferenciando-se, apenas, por ser ocupado pelos qualificados em terceiro e quarto. Assim, os líderes dos dois grupos após o turno único se enfrentam também em decisão com campo neutro e partida única com empate levando aos pênaltis. O campeão dessa etapa irá disputar, com o vice da Copa Campeão em partida única com campo neutro, uma das vagas na Copa Sul-Americana 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *