Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Print

Defensor brasileiro conquista importante feito pessoal na Europa

Philipe Sampaio, ex-Santos e São Paulo, celebra marca de 100 jogos no futebol da Europa e vibra com bom momento no Tondela, de Portugal
defensor-brasileiro-conquista-importante-feito-pessoal-na-europa

Aos 24 anos, o zagueiro brasileiro Philipe Sampaio atingiu uma marca significativa em sua carreira. O defensor soma 100 jogos oficiais na Europa, continente em que desembarcou em 2014 com apenas 19 anos e para não mais retornar à sua terra natal. Em sua sexta temporada no futebol europeu, o jogador do Tondela (Portugal) também vestiu as camisas dos igualmente lusitanos Boavista e Feirense além do Akhmat Grozny, da Rússia.

Leia mais: Com gol nos minutos finais, Sérvia bate o Paraguai em amistoso
Ex-atacante do Corinthians assina com equipe da Índia

Feliz em terras portuguesas, Philipe completou seu centésimo jogo no último sábado, 5, na vitória sobre o Desportivo Aves, por 1 a 0, fora de casa, pela nona rodada do Campeonato Português. O feito pessoal e sua fase na equipe não tiram o sorriso do rosto do jogador.

“O momento atual é bom, um momento de crescimento. Fico feliz em poder contribuir nesse começo de campeonato. Nos dois últimos jogos pude jogar de titular e, graças a Deus, não sofremos gols, tivemos um empate e uma vitória fora de casa, quando completei 100 jogos na Europa. Melhor impossível. Que venham mais centenas de jogos pela frente. Eu estreei na (Ilha da) Madeira, joguei alguns minutos contra o Marítimo, e sofri um pênalti, quando saímos vitoriosos. Estou muito contente, agora é continuar trabalhando, evoluindo e continuar com a cabeça no lugar para que possamos fazer um campeonato tranquilo e dar voos maiores. Esse é o objetivo: trabalhar, trabalhar e trabalhar para crescer mais.”

Philipe é formado nas categorias de base de Santos e São Paulo, mas foi em Portugal onde construiu quase toda a sua trajetória profissional. No Boavista, seu primeiro clube no Velho Continente, foram 68 partidas e muito aprendizado, como relembra:

“Estou muito feliz por esse número. Tão jovem e já atingir essa marca. Depois de ter feito minha formação no Brasil, pude ter a oportunidade aqui no Boavista ainda muito jovem, um clube que me abriu as portas, onde eu evoluí, errei e acertei, onde eu cresci.”

Após se consolidar em solo luso, Philipe Sampaio aceitou o convite para integrar um novo projeto e partiu para a Rússia. Por lá, permaneceu por uma temporada no Akhmat Grozny e entrou em campo 15 vezes. Em seguida, retornou à “sua casa”, Portugal, para defender o Feirense. Foram 14 jogos pelo clube na última época.

“Depois dessa passagem de sucesso no Boavista, me transferi para a Rússia, uma liga muito competitiva e muito forte. Cheguei para um projeto audacioso, onde pude jogar e fazer números também. Logo em seguida, voltei a Portugal, esse país que me acolheu e onde me sinto muito bem. Quero crescer e continuar evoluindo, sei que posso dar muito e muito mais”, acrescentou.

Philipe Sampaio entrou em campo com o Tondela três vezes na atual temporada, sendo titular nas duas últimas jornadas da Liga NOS. A equipe empatou com o Boavista e venceu o Desportivo Aves, ambos fora de casa, e sem levar gols. O quarto jogo do defensor pelo clube, e seu 101º na Europa, deve ocorrer no próximo dia 19 de outubro, pela Taça de Portugal, justamente contra o Feirense, seu ex-clube.