Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Ex-árbitro afirma que VAR é um “bebê que está engatinhando”

no-chile-pausa-sera-usada-por-arbitros-para-aprimorarem-uso-do-var-Futebol-Latino-23-03
Foto: Valery Hache/AFP

Muitas tem sido as críticas feitas para o trabalho do VAR não apenas no futebol brasileiro, mas também ao redor de todo o continente e até mesmo em caráter global.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia mais: Leandro Damião completa dois anos de estreia no Japão
Jornalista no Equador é assaltado em gravação na porta de estádio

Entretanto, o ex-árbitro estadunidense Arturo Ángeles falou com a ESPN mexicana e preferiu minimizar as críticas sobre o equipamento, entendendo que o pouco tempo de uso o coloca como “um bebê que estava engatinhando”:

“O VAR é um bebê que está começando a engatinhar, pois tem pouco tempo no mundo, por volta de 36 países tem ele. O VAR é custoso, bastante custoso.Por exemplo, com a pandemia os árbitros não puderam treinar porque são necessárias equipes, etc.”

Apesar de fazer a observação que existem ajustes a ser feitos, principalmente em relação a interpretar o protocolo, um dos principais incentivadores da implementação do Árbitro de Vídeo no futebol mexicano alerta para a necessidade de respeitar o tempo de revisão:

“Há um sistema muito claro de como se deve realizar cada jogada e essa metodologia deve se ter muito clara. Se acontece um gol, o árbitro deve ver tudo. Se houve uma falta antes, tudo. Às vezes, se concentram em uma coisa e isso tem que mudar.”

“Dentro do que se chama a VOR (cabine de vídeo), a pressão existe, há uma pressão real onde a coisa mais importante é que o VAR não pode cometer erros porque está vendo tudo detalhadamente e isso precisa de tempo. Alguns dizem: ‘Demora muito tempo’, mas não, é a obrigação deles ver tudo nos detalhes, todas as tomadas disponíveis, descartar as que não servem, para que o árbitro as veja. Mas eles devem ter claro o que é que vão dizer para o árbitro”, complementou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Futebol Latino sabe que a alegria do esporte bretão do continente americano é bem mais do que Brasil, Argentina e Uruguai. Isso porque o amante da bola quer mesmo é saber de tudo, desde a final do Brasileirão até a 5a rodada do Peruano, com a mesma seriedade e com a mesma paixão. Leia Mais

Entre em contato conosco: comercial@futebolatino.com.br

© Futebol Latino - Todos os Direitos Reservados - 2019 | Por Diegão ©