Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

Futebol argentino tem (nova) data oficial para a sua retomada

decidido-futebol-argentino-tem-data-e-formato-para-retomada-Futebol-Latino-28-08
Foto: Divulgação/Liga Profissional de Futebol

Ao que tudo indica, o futebol argentino terá novamente bola rolando à partir do próximo dia 30 de outubro. O anúncio foi feito de maneira oficial pela Liga Profissional de Futebol (LPF) através das redes sociais.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q3_SOC

Leia mais: Preparador físico da Bolívia lamenta discussão pós-jogo com Messi
Livro homenageia primeiro jogador de futebol em cadeira de rodas da América Latina

A volta do esporte no país com a Copa LPF após a pausa forçada em razão da pandemia vem sendo especulada desde o mês de agosto, tendo sido inicialmente planejada (ao menos pelos clubes) para o dia 27 de setembro.

Porém, sem o aval do governo e das autoridades de saúde, o planejamento não foi levado adiante, algo bem diferente da situação atual onde a decisão foi tomada por todas as partes em reunião que aconteceu nessa quarta-feira (14) na Casa Rosada, sede do governo do país. Pensando nas competições das outras divisões, o planejamento prevê a bola começar a rolar no mês de novembro e, para o futebol feminino, a volta está agendada para o dia 6 de dezembro.

Devido ao caráter de exceção do torneio, a competição não terá seus pontos computados no sistema de promédio adotado para o rebaixamento no país além de não levar nenhuma equipe a segunda divisão para 2021.

Formato da Copa LPF 2020

Dividida em três fases (classificatória, Copa Campeão da LPF e Complementação da Copa), a primeira fase contará com seis grupos de quatro clubes cada onde haverão jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas, tendo Boca Juniors, Independiente, Racing, River Plate, San Lorenzo e Vélez Sarsfield como os cabeças-de-chave. O sorteio desses grupos acontecerá na próxima sexta-feira (16).

Os demais potes para o sorteio dos grupos estão divididos como Colón, Estudiantes, Gimnasia, Newell’s Old Boys, Rosario Central e Unión Santa Fe (Santa Fe e La Plata); Aldosivi, Atlético Tucumán, Central Córdoba, Godoy Cruz, Patronato e Talleres (Interior); Argentinos Juniors, Banfield, Defensa y Arsenal, Huracán e Lanús no pote referente a Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA).

Dentro dessa divisão, após a disputa da primeira fase, enquanto os dois primeiros de cada fase irão para a disputa da Copa Campeão da LPF 2020, os dois últimos de cada chave entrarão na disputa da Complementação da Copa 2020.

No caso da Copa Campeão da LPF, os 12 classificados serão divididos via sorteio entre dois grupos com seis equipes cada onde o critério já estabelecido será entre três integrantes como líderes da primeira fase e três clubes que avançaram em segundo. Nessa etapa, depois de disputa em turno único, os campeões de cada grupo se enfrentam na decisão da Copa da LPF em campo neutro com partida única onde o empate leva as penalidades. Além da taça, o clube se classificará para a Libertadores 2021 como Argentina 2 ou, no caso do Boca Juniors, garantir espaço na Sul-Americana 2022 por já ter vaga na Liberta de 2021.

O sistema de disputa da Complementação da Copa segue o mesmo roteiro da Copa Campeão, diferenciando-se, apenas, por ser ocupado pelos qualificados em terceiro e quarto. Assim, os líderes dos dois grupos após o turno único se enfrentam também em decisão com campo neutro e partida única com empate levando aos pênaltis. O campeão dessa etapa irá disputar, com o vice da Copa Campeão em partida única com campo neutro, uma das vagas na Copa Sul-Americana 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *