Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Print

Gringos no Brasil: A idolatria a Carlitos Tevez no Corinthians

Em duas temporadas no Timão, o argentino esteve em muitas partidas, marcou diversas vezes e conquistou um título do Brasileirão

*Por Mônica Alvernaz

Que os grandes clubes brasileiros colecionam grandes ídolos, não é novidade. Em grande parte, joias da casa ganham a idolatria da torcida, a quem abraça e incentiva o atleta a cada partida. No entanto, por vezes, esse ídolo vem de fora, o que não diminui sua importância no clube.

Leia mais: Zagueiro deixa futebol argentino e deve ser o novo reforço do Cerro Porteño
Ex-jogador e técnico do Boca Juniors sofre AVC e está internado

Quando chegou ao Corinthians em 2005, Carlitos Tevez nem imaginava que entraria para a história de um dos gigantes do futebol brasileiro. Na época, o menino de 21 anos vivia sua primeira experiência fora de seu país, após anos defendendo as cores do Boca Juniors.

Logo em sua chegada, que foi feita em uma milionária transferência, Carlitos Tevez mostrou ao que veio. Sua excelente fase vivida, o fez protagonista do título do Campeonato Brasileiro em 2005, com 20 gols no torneio e erguendo o troféu da competição.

Apesar dos 31 gols marcados naquela temporada, o ano de Carlitos não foi marcado apenas por boas notícias. De temperamento complicado, o argentino se envolveu em algumas confusões na temporada. Ele não costumava dar muitas entrevistas, dizendo ter dificuldade com o idioma local.

Ainda assim, Tevez permaneceu no Corinthians no ano seguinte, balançando as redes adversárias em 15 oportunidades. Embora não tenha levantado nenhum caneco em 2006, como no ano em que chegou ao clube, Tevez também foi destaque e acabou deixando o clube pouco tempo depois da eliminação da Libertadores naquele ano.

Apesar de uma reta final conturbada, quando em uma partida Tevez mandou a torcida se calar após receber vaias vindas das arquibancadas, a passagem do argentino pelo Corinthians despertou fãs, que até hoje tem carinho pelo atacante.

Recentemente, o nome de Carlitos Tevez foi novamente vinculado ao Corinthians, em um possível retorno antes da aposentadoria do atacante. Embora tenha demonstrado diversas vezes a vontade de retornar ao clube paulista, nenhum acordo foi fechado e o argentino não retornou para o futebol brasileiro. Pouco depois dos rumores, Tevez anunciou que se aposentaria no final de 2019, ao término de seu atual contrato com o Boca Juniors, clube que o revelou.

Mesmo com a conturbação na reta final de sua passagem e os momentos de destemperos do argentino, não há dúvidas da idolatria de Carlitos Tevez no Corinthians. Os números em sua passagem explicam um pouco isso. Em pouco mais de uma temporada, o atacante participou de 78 partidas, marcou 46 gols e garantiu, na ocasião, o quarto título do Timão no Brasileirão, que hoje em dia acumula sete troféus neste torneio.