Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Print

O que esperar dos times brasileiros eliminados nas competições continentais?

Foto: Divulgação

Não é novidade que os torneios continentais terminem suas primeiras fases com times brasileiros eliminados, já que a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana são historicamente campeonatos extremamente competitivos. Mesmo assim, quando um time é eliminado, é comum haver um momento de reflexão para entender o que deve ser melhorado e o que deve mudar. E isso foi exatamente o que aconteceu esse ano com Corinthians e Bahia, na Sul-Americana, e com o Santos, na Libertadores.

O que cada um deles precisa fazer para se reerguer na temporada que, afinal, ainda está no início?

Leia mais: Ex-Real Madrid e Arsenal, Ozil adquire percentual de clube mexicano
Retrospecto de Peñarol x Nacional em competições continentais

Os próximos passos do Corinthians 

Depois de eliminação na Sul-Americana, é necessário que haja uma reformulação no Corinthians para que o clube possa voltar a ser um time competitivo em torneios internacionais. Muitos torcedores acreditaram que o time poderia chegar mais longe na competição, mas quem faz apostas de futebol já imaginava que o jogo contra o Peñarol, no Uruguai, não iria ser fácil. Era os que as previsões diziam. E realmente não foi. Mais do que isso: a eliminação com direito a goleada por 4 a 0 deu início a uma crise que indica que uma mudança na forma de conduzir o time é muito importante.

A reformulação parece já ter começado. A contratação de Sylvinho como novo treinador pode dar ânimo a diversos nomes do elenco que vinham tendo menos oportunidades, além de também promover um novo estilo de jogo.

Com apenas o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil para disputar, o Corinthians tem material suficiente para fazer um bom restante de temporada, sem se preocupar com o risco de rebaixamento e focando em voltar a disputar competições internacionais no ano que vem.

Uma segunda chance para o Santos

O caso do Santos é um pouco diferente já que, mesmo eliminado da Libertadores, o time ainda ganhou a chance de disputar a Copa Sul-Americana. Apesar de parecer algo menor à primeira vista, a verdade é que o time pode ganhar fôlego ao jogar um campeonato onde tem chances de ir longe. 

Vale ressaltar que Fernando Diniz assumiu o Peixe menos de um mês da eliminação e, portanto, pouco pode mostrar do seu trabalho. Agora, com mais tempo para treinar e um novo campeonato em jogo, é possível que o time esteja mais organizado tanto para a disputa da Sul-Americana quanto para a Copa do Brasil (onde estreou bem com o 2 a 0 diante do Cianorte) e o Campeonato Brasileiro.

As lições do Bahia

A Copa Sul-Americana se encontra pela primeira vez no formato que está sendo disputada esse ano. Talvez por isso algumas equipes ainda não conseguiram se acostumar completamente com o torneio, caso do Bahia, por exemplo, que acabou sendo eliminado na primeira fase. 

Há várias lições que o time do técnico Dado Cavalcanti pode aprender com a campanha desse ano, como uma melhor gestão de elenco entre campeonatos ou mesmo mudanças de estratégias que podem variar entre um torneio e outro. 

Apesar de o time ter saído da competição, a verdade é que o Bahia voltou a ser campeão da Copa do Nordeste em 2021 e é um time que parece pronto para fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Com isso, virão mais jogos internacionais e mais experiência para esse elenco, o que vai ser fundamental para a evolução do Bahia.

o-que-esperar-dos-times-brasileiros-eliminados-nas-competicoes-continentais
Foto: Divulgação

Ninguém gosta de ser eliminado, é verdade. Porém, em esportes como o futebol, é muitas vezes na derrota que conseguimos extrair as lições que vão nos guiar até as vitórias do futuro. O rebaixamento e a reformulação do Corinthians em 2007 é a prova disso. Cinco anos depois daquele episódio, o time era Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, as maiores conquistas da equipe em todos os tempos.

Por isso, mais do que se preocupar ou se lamentar, é hora de seguir em frente. Como sempre acontece no esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Futebol Latino sabe que a alegria do esporte bretão do continente americano é bem mais do que Brasil, Argentina e Uruguai. Isso porque o amante da bola quer mesmo é saber de tudo, desde a final do Brasileirão até a 5a rodada do Peruano, com a mesma seriedade e com a mesma paixão. Leia Mais

Entre em contato conosco: comercial@futebolatino.com.br

© Futebol Latino - Todos os Direitos Reservados - 2019 | Por Diegão ©